Mais Notícias

Município de Guajará (AM), através da Secretaria de Saúde fortalece a Vigilância em Saúde com doações da Fundação Estadual

No mês de julho de 2023, o município de Guajará recebeu uma doação importante para aprimorar suas ações de Vigilância e Controle de doenças endêmicas, recursos no qual permitirão o controle de doenças endêmicas como malária e dengue.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realizou a doação de duas motos zero quilômetro, modelo Brós 160, que desempenharão um papel fundamental no combate à malária e à dengue na região.

A iniciativa faz parte de ações conjuntas entre as esferas de gestão do estado e do município, que têm um objetivo claro: eliminar a malária e controlar as arboviroses no Amazonas. Além das motos, outras contribuições foram realizadas ao longo deste primeiro semestre de 2023, garantindo um arsenal de recursos para combater essas doenças.

Entre as doações, destacam-se bombas aspersoras para a aplicação de inseticidas residuais, fundamentais para o controle vetorial dos mosquitos Anopheles, transmissor da malária; máquinas UBV para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya; dois microscópios bacteriológicos, que serão essenciais para o diagnóstico da malária; e um deslizador equipado com motor de 15hp, que permitirá o acesso a áreas de difícil alcance, especialmente nas regiões ribeirinhas.

Em nome da Secretaria Municipal de Saúde de Guajará e da gestão municipal, o prefeito Ordean Gonzaga da Silva agradeceu ao governo do estado do Amazonas e à gestão estadual da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, na pessoa da presidente, dra. Tatyana Amorim, pelo apoio e contribuição essenciais para a saúde da população local. As doações serão utilizadas exclusivamente nas ações de vigilância e controle da dengue e da malária em Guajará.

Essa parceria exemplar entre diferentes entidades governamentais demonstra o compromisso coletivo com a saúde pública e com o bem-estar dos cidadãos de Guajará, visto que a região enfrenta inúmeros desafios relacionados ao controle de doenças no território, contudo, com a união e esforços conjuntos, espera-se que a população local possa viver em um ambiente mais saudável e livre dessas ameaças.

A atuação da FVS-RCP na promoção da saúde da população amazônica, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Guajará, reforça a importância de investir em medidas preventivas e ações de controle que garantam a qualidade de vida de todos os moradores da região.