Mais Notícias

Secretaria Municipal de Educação realiza roda de conversa em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo (APAA) no município de Guajará (AM)

O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, sendo uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da coordenadora da inclusão, Jacinta Inete Nunes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o apoio da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Guajará (APAA).

Dessa forma, a roda de conversa possuía como tema principal “Compreendendo para ajudar”, contando com a participação do representante da Câmara Municipal, vereador Jector Samott, de familiares e de profissionais da área de inclusão, com o objetivo de compartilhar experiências do convívio familiar, promover interações entre os familiares, além de apresentar orientações a respeito dos cuidados e condutas que podem melhorar o desenvolvimento da pessoa com TEA.

“Sem dúvidas, o primeiro encontro entre as famílias do município com profissionais da educação e da saúde foi um momento muito produtivo, sendo possível planejarmos os próximos passos para a execução de atividades que possam contribuir no desenvolvimento dessas pessoas” destacou a Presidente da APAA Guajará, Nara Melo.

“O nosso objetivo conta com um conjunto de iniciativas como por exemplo cursos e treinamentos que possam ajudar os colaboradores a desenvolver suas habilidades profissionais, e que possamos acolher as famílias de nosso município. Nesse cenário, investir na capacitação profissional é um dos principais caminhos para assegurar a qualidade da equipe e alcançar o sucesso”, informou uma das idealizadoras do evento, Jacinta Inete.

No entanto, Jacinta Inete, coordenadora da inclusão do Município de Guajará, ressaltou ainda a importância da inclusão no ambiente escolar. “A inclusão escolar é um tema delicado, mas não importa a dificuldade, o aluno precisa sentir confiança no ambiente em que está inserido. E, para isso, é necessário inserir a pauta da inclusão escolar no dia a dia, levando em consideração que o conhecimento é a melhor forma de quebrar as barreiras que dificultam a inclusão”, disse.