35.7 C
Juruá
quarta-feira, novembro 27, 2024

Em Guajará (AM), casos de Dengue estão sendo controlados e Malária tem redução de 53%

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Segundo o Relatório de Publicidade: Ações de Vigilância da Malária e Dengue em Guajará, do dia 5 de julho, houve redução de 53% nos casos de malária em comparação ao mesmo período do ano anterior.

No entanto, são enfrentados dois surtos da doença causados pelo Plasmodium falciparum. Os surtos ocorreram nas localidades de Paraná da Alegria Baixo, Laguinho do Cobre, Volta Grande e Santa Maria, boca do rio Boa Fé.

Rapidamente, equipes foram enviadas às localidades afetadas para conter o surto e garantir a segurança da população. As ações adotadas incluem busca ativa de casos, controle vetorial com o borrifação residual interna, investigação minuciosa dos casos e instalação de telas impregnadas com inseticidas de longa duração.

Outra ação importante foi a pactuação de ações conjuntas com o município de Ipixuna em relação ao surto de malária falciparum, que ocorreu no início do ano no seringal Campinas. Essa parceria permitiu a realização de diversas ações de combate à doença.

Em relação à dengue, encontra-se um cenário de controle da doença, com 21 casos confirmados desde janeiro de 2023. Esses números demonstram um controle efetivo da disseminação da dengue no município.

As ações de rotina para o controle da dengue incluem: visitas domiciliares para orientação sobre prevenção e controle, monitoramento e aplicação de espisade, uma pílula de controle para o Aedes aegypti na forma larvária e coleta de ovos em armadilhas estrategicamente posicionadas em pontos-chave da cidade para avaliar o risco de infestação pelo mosquito.

É importante ressaltar que a prevenção é fundamental na luta contra a dengue. Dessa forma, para além das ações de controle, é importante que cada morador esteja envolvido ativamente para evitar que o mosquito se instale em suas residências, como em recipientes com água parada.

- Publicidade -
Copiar