Ícone do site O Juruá Em Tempo

Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul inicia campanha no Dia Mundial do Doador de Sangue


Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o governo do estado do Acre iniciou, nesta quarta-feira (14), por meio do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), uma campanha de doação de sangue para captar e efetivar doadores.

Segundo Summa Maryssa, gerente administrativa do Hemonúcleo, embora hajam cerca de cinco mil pessoas cadastradas, essas não são doadores assíduos; por isso, é importante divulgar a doação de sangue, levando doadores efetivos para a unidade. Além disso, Maryssa destaca que o veículo entregue pelo governador Gladson Cameli ajuda nessa captação de doadores, pois pessoas de lugares mais distantes podem ser buscadas para realizarem a doação. “Foi um presente para Cruzeiro do Sul”, comenta.

A unidade cruzeirense abastece o Vale do Juruá, Guajará (AM) e, às vezes, a capital do estado, Rio Branco.

Guilherme Barreto, de 19 anos, estudante do curso de Direito da Universidade Federal do Acre — Campus Floresta, doou pela primeira vez, colaborando com um trote solidário da Atlética Soberana. “É uma coisa simples, que não demora e vai ser muito importante”, disse.

Outro doador foi José Azevedo, de 45 anos. Ele disse ter sido influenciado pela família, que já era doadora, a realizar a ação pela primeira vez. “É mesmo uma sensação muito boa poder ajudar o próximo”, comentou ele.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (o limite para a primeira doação é de 60 anos), pesar mais de 50 kg, estar em bom estado de saúde, descansado e bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e levar um documento de identidade com foto.

As doações são recebidas no Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, localizado na Rua Pedro Telles, bairro Manoel Terças, das 7h às 13h.

Sair da versão mobile