O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou, nesta segunda-feira (8), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que traz as datas, regras e informações para a edição deste ano.
Confira o edital do Enem 2023.
O período de inscrições acontece entre 5 e 16 de junho. A taxa de inscrição para realizar a prova é de R$ 85,00 e pode ser paga até 21 de junho.
As provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro. A abertura dos portões acontecerá às 12h e a entrada será permitida até às 13h. A prova deve ter início às 13h30, e terminará em horários diferentes em cada dia de aplicação.
O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e os resultados no dia 16 de janeiro de 2024.
As notas do exame são usadas para o ingresso de estudantes em universidades públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais podem ser aproveitados pelos estudantes brasileiros interessados em cursar uma graduação em instituições portuguesas, que mantêm convênio com o Inep.
Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição também foram divulgados nesta segunda, e o candidato que tiver a solicitação negada poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira (12). O edital também detalha como funcionam as regras para a isenção.
Para conferir o resultado do pedido de isenção, basta acessar a Página do Participante.
O candidato que teve isenção no Enem 2022 e não compareceu aos dois dias de prova precisava justificar a falta para ter direito à isenção na edição de 2023.
O Inep alerta que a aprovação da isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Com isenção ou não, todos os estudantes que forem fazer a prova devem se inscrever dentro do período previsto.
Com informações CNN