Todo mundo conhece alguma criança mimada ou convive com algum pequeno que recebeu uma criação deste tipo. Não é fácil lidar com elas quando não é possível realizar os seus desejos, hein? Infelizmente, muitos pais não conseguem observar esse problema e mantêm as criações que tornam os jovens mimados e frágeis. Diante desse problema, procuramos mostrar o que deveria ser considerado antes de decidirmos “estragar” demais a criança.
Não saber aceitar o “não”
É irreal pensar que um filho nunca precisará ouvir um “não”. Na verdade, ele receberá muitos “nãos”, importantíssimos para o seu crescimento como pessoa. As crianças mimadas sentem dificuldade de conviver com grupos diferentes e perdem oportunidades de vivências que são muito valiosas por causa disso.
Não ter paciência
Para trabalhar a paciência, não é preciso fazer o jovem sofrer ao esperar longos períodos por algo. Basta saber como acalmá-lo e conversar com ele sobre a importância de saber esperar a sua vez. Quando isso não é feito, as crianças mostram uma maior tendência a entrar em brigas e a não conseguir criar relações de “igual para igual”.
Não saber dividir
De fato, os pequenos normalmente não gostam de dividir coisas. Seja um brinquedo, a atenção de um parente ou algum alimento, porém eles passarão por situações em que precisarão fazer isso. Sendo assim, é importante que estejam preparadas para lidar com este tipo de cenário.
Não saber lidar com frustrações
A verdade é que ninguém gosta de se frustrar. Infelizmente, mas até inevitavelmente, isso vai acontecer em algum momento com todos nós. Os responsáveis pelas crianças devem ter o cuidado de ensiná-las a lidar com o desapontamento em vez de fazer tudo para que elas não se frustrem.
Assim, eles estarão sendo responsáveis e contribuindo para o crescimento de adultos preparados para a vida em sociedade, exatamente como ela realmente é.