Nesta terça, dia 1º de novembro, o Governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado (IDAF), dá início à segunda etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos, com foco nas produções de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves.
Vale lembrar que, já a partir desta terça-feira, a emissão da Guia de Trânsito Animal passa a estar vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só poderá emitir GTA depois que regularizar o rebanho junto à IDAF, os produtores terão até o dia 15 de dezembro para fazer a declaração.
A declaração é uma etapa importante para que o Acre mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal). “Ao declarar nosso rebanho, estamos fortalecendo nossa economia e certificando o consumidor da qualidade de nossa produção, e garantindo a sanidade do patrimônio agropecuário do Estado do Acre.
Com informações Imac CZS.