Dia do Radialista: Cruzeirense Nonato Costa fala da profissão que já exerce a 48 anos

Nesta segunda-feira, 07 de novembro é comemorado o Dia do Radialista. A data escolhida é uma homenagem ao compositor, músico e radialista Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903.

Nonato Costa é um dos mais famosos e antigos radialistas de Cruzeiro do Sul, ele foi um dos pioneiros do rádio no município e está a 48 anos na profissão. Ele fala da importância e das dificuldades.

“O radialista acaba sendo o para-choque, a grande ponte de intermediação das reivindicações, das questões sociais. É através dos programas de rádios que algumas coisas chegam ao conhecimento das nossas autoridades. É importante salientar que nem sempre esse trabalho é reconhecido, uma profissão mal remunerada e muitas vezes não lembrada”, disse.

Nonato diz se sentir orgulho em ser o porta-voz da comunidade. Ele conta que a sua primeira experiência foi como locutor esportivo e que precisava chegar a redação às 03:00 da madrugada, por conta da diferença do fuso-horário.

“Eram duas máquinas de datilografia e a gente transcrevendo as notícias. Hoje uma notícia acontece em São Paulo, por exemplo, e em um minuto já está nos grandes sites e a gente já divulga”, disse.

O radialista trabalhou em diversas emissoras, inclusive na extinta Voz dos Náuas, primeira emissora de Cruzeiro do Sul. Mas ele conta que sua grande experiência nessa área foi na Rádio Nacional. “Antes de voltar para Cruzeiro do Sul tive a oportunidade de fazer cursos em Manaus na área de eletrônica, depois no Rio de Janeiro, Brasília, Macapá. Pude conviver com os maiores radialistas”, relembrou.

Para Nonato, mesmo com todas as dificuldades nesses anos, ele se sente feliz em sua profissão. “A cada dia que amanhece, que vou apresentar o programa, é como se fosse o primeiro dia. A gente aprende todo dia”, ressaltou.