O uso de máscara nas unidades de saúde do Estado do Acre voltou a ser obrigatório após o aumento dos casos de covid-19. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (21) pelo coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Secretaria de Saúde do Estado, Edvan Meneses, que falou sobre as recomendações e protocolos a serem seguidos mediante a elevação da doença.
De acordo com o coordenador, houve alta de ao menos 200% dos casos e por essa razão há uma necessidade de prevenção a começar pelas unidades entre pacientes e servidores, sobretudo porque há os assintomáticos.
“Hoje temos os casos em alta. Aumentou mais de 200%. Nós tínhamos um, zero casos por dia, hoje estamos com 100 a 150 casos por dia. Uma pessoa pode contaminar muito mais ainda quando ela está sem os sintomas e o nosso medo é que chegue até uma pessoa que tenha comorbidade”, diz.
Para receber possíveis pacientes, a Secretaria de Saúde vai reorganizar toda a rede de atendimento. O Pronto-socorro, porém, continua atendendo casos de alta complexidade.
Ainda esta semana, o Ministério da Saúde envia para o Acre mais de 50 mil testes de covid-19.
Neste domingo (20) o Acre registrou 129 novos casos de coronavírus. O número de infectados notificados é de 152.823 em todo o estado. Não houve ontem registro de óbitos.