Diariamente, os brigadistas que atuam na cidade de Feijó são chamados para atender ocorrências na região e, além das chamas, eles encontram muitos animais tentando sobreviver.
Nessa terça-feira (14), um grupo tentava controlar um incêndio de grandes proporções às margens do Rio Envira, no km 2 da BR-364, no interior do Acre, quando um bicho-preguiça caiu de uma árvore em chamas e tentava subir em outra que também pegava fogo.
Assustado e aparentemente ferido, o animal se estica entre os galhos fracos da árvore e escala até o topo. Para ajudar, o coordenador dos brigadistas que estava na ocorrência, Auricélio Dantas de Souza, joga água e tenta apagar o fogo, abrindo caminho para o bicho conseguir subir.
“Nós estávamos ali naquele local há umas duas horas, quando vimos ele cair de uma árvore que pegou fogo e depois começou a tentar subir na outra. Joguei água para apagar o fogo que estava próximo dele para que conseguisse subir. Ele subiu uns 20 metros de altura, conseguiu passar para outra árvore e depois sumiu da nossa vista. Infelizmente, ele estava ferido, tinha bastante pelo nas costas queimado”, contou o coordenador.
Para o controle do incêndio no local, os brigadistas levaram mais de 4h. “Todos os dias estamos nessa batalha e sempre vemos animais nessa situação. Geralmente, quando está tendo incêndio, os animais correm para o fogo pelo fato do barulho alto e aí, quando a gente vê, ou pega e leva para outra área sem risco ou ajuda ele passar, como fizemos nesse caso. Nosso lema é salvar vidas. Toda vida é importante. Eu fico muito triste em ver essa situação e sem conseguir entender como ainda existem pessoas que colocam fogo por todo canto.”
Cidade com maior nº de queimadas
A cidade de Feijó é a que tem o maior número de focos de queimadas do estado. Dos 4.211 focos registrados nos 14 dias de setembro no Acre, 1.023 foram em Feijó. Um total de mais de 24,3% de todos os focos.
Os dados são captados diariamente através do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Em todo o ano de 2022, de janeiro até esta quarta-feira (14), o Acre registra um acumulado de 7.299 focos de incêndio. Desse total, 27,6% foram registrados na cidade de Feijó, com um total de 2.015.
- Fonte: g1 AC.