No Acre, 80% dos deputados estaduais concorrem a reeleição em 2022

Pelo menos 19 dos atuais 24 deputados estaduais do Acre tentarão se reeleger no próximo dia 2 de outubro, quando ocorrerá o primeiro turno das eleições deste ano. O número, que representa cerca de 80% da atual legislatura, é um dos maiores dos últimos anos.

Apenas o deputado estadual Jonas Lima, do PT, não vai concorrer a nenhum cargo nestas eleições. Os outros quatro deputados vão concorrer ao Senado Federal e Câmara Federal. Meire Serafim, do União Brasil; Roberto Duarte, do Republicanos; e Gerlen Diniz, do Progressistas, vão concorrer a deputados federais. E Jenilson Leite, do PSB, ao Senado da República.

Confira a lista completa dos deputados estaduais que concorrem a reeleição em 2022:

Antônia Sales (MDB) – concorre à reeleição
Maria Antônia (PP) – concorre à reeleição
Nicolau Júnior (PP) – concorre à reeleição
Manoel Moraes (PP) – concorre à reeleição
Edvaldo Magalhães (PC do B) – concorre à reeleição
Daniel Zen (PT) – concorre à reeleição
Pedro Longo (PDT) – concorre à reeleição
André da Droga Vale (Podemos) – concorre à reeleição
Bestene (PP) – concorre à reeleição
Antônio Pedro (União Brasil) – concorre à reeleição
Luiz Gonzaga (PSDB) – concorre à reeleição
Neném Almeida (Podemos) – concorre à reeleição
Whendy Lima (União Brasil) – concorre à reeleição
Marcus Cavalcante (PDT) – concorre à reeleição
Fagner Calegário (Podemos) – concorre à reeleição
Sgt Cadmiel Bomfim (PSDB) – concorre à reeleição
Pastor Wagner Felipe (Republicanos) – concorre à reeleição
Tchê (PDT) – concorre à reeleição
Chico Viga (PDT) – concorre à reeleição

Os atuais parlamentares estaduais, iniciaram seus mandatos em 2019 recebendo cerca de R$ 25.300, somados aos valores dos auxílios disponíveis para eles. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados nos últimos dias, o Acre possui 356 candidatos concorrerndo as 24 vagas deputado estadual. Isso representa cerca de 15 candidatos para cada vaga disponível.

Os partidos com maior número de candidatos concorrendo a deputado estadual são: MDB; Pros; PSD; e PL que vão ter 25 candidatos cada; seguido por PDT e União Brasil com 22 concorrentes cada; e Agir com 21 candidatos. Em seguida temos Solidariedade; PSB e Patriotas com 19 concorrentes; seguido por PT; PSol e Progressistas com 18 candidatos; e Republicanos com 17.

Na lista ainda aparecem os partidos PSDB com 14 concorrentes; Podemos com 13; DC com 11; Cidadania com dez; PCdoB com quatro; e PV, Rede e PSC com dois candidatos cada um.

No âmbito federal, três dos oito deputados não vão concorrer à reeleição. Mara Rocha, do MDB, concorre ao Governo do Acre, enquanto Alan Rick, do União Brasil, e Vanda Milani, do Pros, concorrem a vaga única do Senado Federal.

Dessa forma, 62,5% dos atuais deputados federais vão concorrer a reeleição no Acre. São eles:

Jéssica Sales (MDB) – concorre à reeleição
Flaviano Melo (MDB) – concorre à reeleição
Perpetua Almeida (PC do B) – concorre à reeleição
Jesus Sérgio (PDT) – concorre à reeleição
Léo de Brito (PT) – concorre à reeleição

Em 2019, só de salário os deputados federais iniciaram seus mandatos recebendo cerca de R$ 33.763, sem levar em consideração o valor dos auxílios. Ainda segundo dados do TSE, o Acre possui 138 candidatos as oito vagas da Câmara Federal disponíveis para o Acre, o que representa mais de 17 candidatos disputando por cada vaga.

Os partidos com maior número de candidatos concorrendo a deputado federal são: Agir; MDB; PDT; Podemos; Progressistas; Pros; PSB; PSD; Solidariedade; e União Brasil que vão ter nove concorrentes cada. Seguido por PSDB; PSol; e Republicanos com sete candidatos cada. O Patriota conta com seis candidatos, o PT com cinco e o PMN com quatro. Por fim, Cidadania; PCdoB; PSC; PV e Rede terão dois concorrentes cada, enquanto o PCO apenas um.

Fonte: Agazeta.net