Com recuo de 2,9%, taxa de desemprego cai no Acre no 2º trimestre

A taxa de desocupação no Acre caiu no segundo trimestre deste ano, com um recuo de 2,9% em relação ao trimestre anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa sexta-feira (12).

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), e mostram que no primeiro trimestre deste ano, a taxa de desocupação ficou em 14,8%, já no segundo recuou para 11,9%.

A queda foi sentida na maioria dos estados brasileiros, em 22 ao todo. Em outros cinco a desocupação se manteve estável. A taxa nacional ficou em 9,3%, com recuo de 1,8%.

Com a redução apresentada, o estado acreano teve o sexto melhor desempenho, entre os 22 com recuo no trimestre.

Esse recuo significa dizer que o estado tem 333 mil pessoas ocupadas nos últimos três meses, ante 321 mil dos três primeiros meses do ano. Em relação à fonte empregadora, a maioria das pessoas do estado estão ocupadas no setor privado (113 mil), seguido do setor público (80 mil).

O levantamento aponta ainda outros fatores como o rendimento, que mostra que a média do acreano gira em tordo de R$ 2.371. A taxa de informalidade no estado é 48,2%.

  • Com informações do g1 AC.