Os 21 prefeitos da Amac estiveram presentes nesta quarta, 28, no plantio de café do produtor Jonas Lima. Jonas Lima, que é deputado estadual pelo PT estaria cada vez mais envolvido na sua produção e na difusão dessa cultura, deixando a política em segundo plano.
“Tenho visto que essa cultura muda a vida das pessoas. A cultura da mandioca para produção de farinha já está na terceira geração e a vida das pessoas ainda é a mesma. Com o café é diferente. Um produtor de Santa Rosa produziu na primeira safra, 25 sacas de café, que representam 18 mil reais”, disseram Jonas Lima.
Jonas Lima é o pioneiro no Juruá na produção do café clonal, uma variedade adaptada ao clima e solo amazônico que tem rendido bons resultados em produtividade. A visita dos prefeitos pode significar a difusão dessa cultura no estado.
“É uma alegria receber aqui todos os prefeitos do Acre, aqui representados pelo prefeito Bocalom, porque essa cultura do café pode realmente mudar a vida das pessoas”, disse.
Pessoas próximas ao deputado dizem que ele estaria se afastando da política para se dedicar ao café. Quando perguntado, Jonas Lima afirma apenas que pretende se dedicar à difusão dessa cultura.
“Pretendo levar essa cultura para toda região do Juruá e estou à disposição para ajudar os produtores que quiserem, ensinando os passos desde o plantio até a colheita e comercialização”, disse.