Em reunião, realizada nesta quarta-feira (6), o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 definiu a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no Acre. Além disso, também ficou definido o retorno da cobrança das carteiras de vacinação em repartições públicas e eventos com grande número de pessoas.
Um nova reunião ficou marcada para sexta (8) com a participação de integrantes da comissão organizadora da Expoacre e representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE) para avaliar estratégias de prevenção no âmbito da rede estadual de educação e da Expoacre.
O uso da máscara era obrigatório no estado apenas em unidades de saúde e transportes coletivos. O Comitê avaliou ainda que por enquanto não há necessidade de mudar a classificação de risco, que atualmente segue na bandeira verde.
Além da pauta relacionada ao aumento expressivo no número de novos casos de Covid no estado, o Comitê também decidiu o retorno do uso de máscaras devido o aparecimento de casos de síndromes respiratórias, infecções hospitalares e monkeypox (varíola dos macacos), que também vão entrar na pauta de reuniões, a serem realizadas todas às quartas-feiras.
Nos seis primeiros dias de julho o Acre já tem 1.971 novos casos de Covid confirmados. Desde o início da pandemia já são 128.166 pessoas infectadas pela doença e 2.005 óbitos.
O Acre tem quatro casos suspeitos de varíola dos macacos, sendo que um deles foi descartado nesta quarta.
Em relação às mortes por síndromes respiratórias, o estado tem 12 óbitos de crianças pela doença.
Permanece também a recomendação da manutenção dos cuidados com a higiene das mãos, uso de álcool em gel, intensificação da higienização dos ambientes e evitar aglomerações.
A Saúde informou ainda que seguindo Nota Técnica da Fiocruz, o Comitê não orienta a suspensão das aulas, mas reitera a necessidade da obrigatoriedade do uso de máscara, isolamento de casos suspeitos, ou confirmados, e suspensão de eventos no âmbito da escola.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) desde o início da ação até o dia 2 de julho foram aplicadas 1.497.720 doses da vacina contra covid-19. Destas, 675.753 foram de 1ª dose, 557.274 de 2ª dose, 19.045 de dose adicional, 221.554 de 1º reforço, 10.945 de 2º reforço, e 13.149 dose única.
Pelo menos 138.743 pessoas não receberam a 1ª dose da vacina e 254.214 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose.
Na rede estadual de Saúde, a UPA do Segundo Distrito continua sendo referência para atendimento a pacientes que apresentem sintomas de covid.
Na rede de atenção básica do município de Rio Branco, o teste de covid-19 continua sendo disponibilizado em todas as unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps). Para casos de sintomas gripais a população deve procurar a Urap Maria Barroso. O Atendimento é das 7h às 22h.
- Fonte: g1 AC.