Na última quinta-feira (12), a Prefeitura Municipal de Guajará (AM) realizou na Segunda Igreja Evangélica, a 1° Conferência Municipal de Saúde Mental. Estiveram presentes no evento, o prefeito Ordean Silva, o secretário municipal de saúde Braz Melo, a coordenadora da atenção básica Queila Lima e os palestrantes, as assistentes sociais Dianny Moira Leão Alves e Rani Maria de Paula Oliveira, e o médico Enagio. Além dos vereadores Rosania Melo e Jector Samott.
O principal objetivo da conferência é promover e discutir reflexões sobre a saúde mental. O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS I) e Ambulatório de Saúde Mental, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizam acolhimentos e prestam atendimentos humanizados à população guajaraense.
Segundo a coordenadora Elivania, o município presta atendimento a todos que buscam atendimento. “Todas as pessoas que buscarem acolhimento no CAPS I ou nas demais unidades serão acolhidas por um profissional que ouvirá e identificará suas necessidades”, explicou.
Elivania informou ainda que a unidade auxilia as pessoas de todas as faixas etárias. “Oferecemos apoio emocional para todas as pessoas que se sentirem deprimidas, com transtornos mentais, dependentes químicos ou outras alterações de comportamento. Não devemos menosprezar os sinais de descontentamento. Todos possuem o direito de serem ouvidos e receberem um atendimento humanizado”, destacou.
Braz Melo, secretário municipal de Saúde, enfatizou que o intuito é sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidar da mente.
“Conversar sobre a Saúde Mental é fundamental, pois os cuidados com estas questões ainda são alvos de preconceito. Vivemos em um período em que hipervalorizamos as aparências. Por isso, cuidar da saúde é um ato de autoconhecimento que permite a reflexão sobre formas, ações e estratégias para orientar novas oportunidades, horizontes e perspectivas de valorização da vida”, afirmou.
O prefeito Ordean Silva agradeceu aos palestrantes por disponibilizarem do seu tempo para participarem da conferência. “Eu aproveito para agradecer as assistentes sociais Dianny Moira Leão Alves e Rani Maria de Paula Oliveira e ao médico Enagio, por se disponibilizarem a compartilhar os seus conhecimentos conosco”, disse.
“Para mim é um grande prazer estar participando da 1º conferência Municipal de Saúde Mental. Parabenizo o secretário Braz Melo e toda equipe de Saúde de nosso município. Saúde Mental é um assunto que merece uma atenção muito especial, principalmente nos últimos anos onde ainda vivemos consequência da pandemia”, disse a vereadora Rosania Melo, representando o poder legislativo municipal.
- Assessoria.