Curso de pós-graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica do MEC, em parceria com o governo do Estado, inicia suas atividades

Ocorrem nesta semana as aulas inaugurais do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), uma especialização financiada pelo Ministério da Educação (MEC) do governo federal, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

No Acre, as aulas inaugurais estão acontecendo de forma presencial nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos municípios de Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul, mas o curso vai seguir com seus encontros em formato semipresencial. São três turmas, sendo a da capital com 100 alunos, 50 em Brasileia, e 50 alunos em Cruzeiro do Sul, somando 200 vagas disponibilizadas à população do estado.

Toda ação está sendo realizada por intermédio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), que lançou o processo seletivo a nível nacional em fevereiro deste ano, sendo a segunda vez que os acreanos estão sendo contemplados com a vinda da especialização como parte do Programa Novos Caminhos do Mec, em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (SEE)  e o Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec) Dom Moacyr.

Aula inaugural em Rio Branco, no auditório do polo da UAB. Foto: Assessoria Ieptec.

A proposta do curso, que terá 12 meses de duração, é habilitar profissionais das mais diversas áreas do conhecimento para lecionar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede pública estadual de ensino, especialmente para os cursos técnicos em nível médio, além de estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre a EPT como campo de estudos, e promover a Educação a Distância como estratégia educativa.

O presidente do Ieptec no Acre, Carlos Peres, discursou nas aulas inaugurais em Brasileia e Rio Branco, e enfatizou os sentimentos de gratidão pelas parcerias formadas e de ânimo em saber que,o após a conclusão da formação, a EPT no Acre poderá contar com mais 200 profissionais disponíveis para atuar na área.

“O Ieptec agradece as parcerias com a Setec/MEC, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, e a UAB, por nos ceder espaço em seus polos para receber nossos alunos. Mas não podemos deixar de citar que o governo do Estado e o Ieptec contam com um grande parceiro em Brasília, junto à Setec/MEC, que é o deputado federal Alan Rick, aliado forte da educação profissional do Acre. Essas parcerias vêm dando certo, estão sendo consolidadas e, com isso, o Ieptec vem desenvolvendo o seu papel enquanto órgão do governo que atua com educação profissional”, disse Peres.

Presidente do Ieptec, Carlos Peres, acompanhado das representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Rocilda Silva e Aline Bispo, e da coordenadora estadual do curso, Adriana Alves.

Segundo a coordenadora estadual da especialização, Adriana Alves, a Setec/MECprivilegiou a população do Acre com essa segunda oferta do curso no estado. “Mesmo o Acre sendo pequeno, quando comparado a grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo,  que foram contemplados com 100 vagas cada um, a equipe da Setec/MEC, percebendo a realidade do nosso estado em formar profissionais em EPT e conferindo de perto o trabalho que desempenhamos com a primeira oferta do curso, destinou 200 vagas para o nosso estado. Ou seja, em um ano teremos mais 200 pessoas aptas a atuar com educação técnica e profissional dentro das nossas escolas”, comemorou Adriana. A coordenadora também falou sobre a importância de serem realizadas aulas inaugurais de forma presencial. “Esses encontros possibilitam que a coordenação acolha e dê as boas-vindas aos novos alunos, além de ser uma oportunidade de nos conhecermos e sanarmos dúvidas sobre o manuseio da plataforma que está sendo utilizada no curso”, salientou Adriana.

A Secretaria de Estado de Educação enviou representantes nos eventos de Brasileia e Rio Branco. Em seu discurso no encontro que aconteceu na capital, na última terça-feira, 10, a professora Aline Bispo, que compõe o quadro de servidores da pasta, falou sobre a importância de formar profissionais que vão trabalhar com o novo formato do ensino médio que já está sendo oferecido aos alunos das escolas da rede pública estadual de ensino. “Com a implementação do novo ensino médio nas escolas, a rota de aprofundamento da Formação Técnica e Profissional é de fundamental importância, sendo hoje o campo mais procurado pelos nossos alunos. Portanto, a oferta de um curso como esse, que vai formar profissionais nessa área, é o auge, o foco do momento”, destacou a formadora.

Girlane Souza, aluna da pós-graduação em seu setor de trabalho, onde atua com educação profissional e pretende aperfeiçoar seus conhecimentos com o curso. Foto: Assessoria Ieptec.

A aluna Girlane Souza, que já atua na área da EPT como coordenadora no Ieptec do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), falou da satisfação e alegria em ter sido selecionada para o curso, e o quanto a formação vai enriquecer o seu perfil profissional. “Eu fiquei muito feliz ao ser sorteada porque é uma expectativa muito grande a de poder ingressar em uma especialização desse nível, e que vai contribuir para o aprimoramento e aplicação dos meus conhecimentos na área da educação profissional. É realmente uma oportunidade única! Tenho certeza que esse curso vai me inspirar a fazer o meu doutorado na área da educação profissional e tecnológica”, ressaltou a coordenadora.

Veronice Neves, aluna da pós-graduação em Rio Branco, é profissional de EPT desde 2014, e atualmente desempenha a função de Mediadora de Aprendizagem na rede Ieptec. Foi mais uma aluna que fez questão de ressaltar a sua alegria em ter sido sorteada para o processo seletivo. “A minha expectativa com esse curso é bastante grande. Quando eu fiz a inscrição eu fiquei um pouco apreensiva e com receio de não ser selecionada, porque foram muitos inscritos. Mas eu consegui e estou muito feliz e realizada, pois sei que essa pós-graduação vai contribuir, e muito, com o meu crescimento enquanto profissional da área”, disse a mediadora.

A aluna Veronice (ao centro) radiante em sua primeira aula da especialização no Polo UAB de Rio Branco. Foto: Assessoria Ieptec.

Ainda durante a cerimônia de abertura do curso em Rio Branco, o presidente do Ieptec encerrou seu discurso enfatizando sobre a importância do curso e da formação de profissionais na área. “O Ieptec preza por oferecer sempre o melhor aos seus educandos, e com esses profissionais concluindo uma formação de excelência como essa que tem o selo do MEC, vai refletir positivamente no desempenho dos nossos alunos que serão futuramente acompanhados por esses profissionais. A mensagem que eu deixo aqui para as pessoas que estão cursando essa pós-graduação, é que o Ieptec precisa de vocês, e que vocês possam concluir essa formação e venham somar conosco nessa jornada”, disse Carlos Peres.

A última aula inaugural do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC vai acontecer nesta sexta-feira, às 19h, no polo da UAB em Cruzeiro do Sul, localizado na Rua Rui Barbosa, nº 525, bairro Centro.