24.3 C
Juruá
quarta-feira, janeiro 15, 2025

Mais de 100 motorista no Acre tem direito de dirigir cassado pelo Detran

Por

- Publicidade -

Uma lista com o nome de mais de 100 motoristas que estão com seu direito de dirigir impedidos, foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (04), pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran).

Estudos apontam que desde o ano de 2017 vem crescendo o número de condutores que têm sua CNH suspensa por exceder o limite de pontos permitidos pela lei.

Até abril de 2021, a contagem de pontos da CNH funcionava da seguinte forma: o condutor que atingisse 20 pontos dentro do período de 01 ano sofreria processo de suspensão da CNH, podendo ficar de 06 meses à 02 anos sem dirigir.

A partir de abril de 2021, passaram a valer as novas regras de trânsito, com o aumento no limite de pontos, que funciona de maneira escalonada, de acordo com as infrações gravíssimas existentes no prontuário do motorista.
Explicando melhor: atualmente, o motorista será suspenso se no período de 01 ano acumular:
40 pontos, se não houver nenhuma infração gravíssima;
30 pontos, se houver 01 infração gravíssima;
20 pontos, se houver 02 ou mais infrações gravíssimas.
Os motoristas que estão com processo de suspensão em aberto ou até já estão suspensos podem ser beneficiados por esta nova regra, mesmo que as infrações tenham sido cometidas em data anterior à mudança da lei.

O motorista que aparece com seu nome na lista, deve se dirigir ao Detran/AC e entregar sua habilitação na Divisão de Suspensão e Cassação do órgão, quando enfim se dará início ao cumprimento da referida penalidade. O infrator perderá seu direito de dirigir de 1 mês até um ano.

Para reaver o documento, o motorista deve comprovar a frequência em curso de reciclagem.

Confira a lista:

- Publicidade -
Copiar