“Rompimento em cima de rompimento”. A política no Palácio Rio Branco pelo visto não vai nada bem. Principalmente após as declarações do senador Márcio Bittar, que sinalizaram um possível (rompimento) do parlamentar, com o governador Gladson Cameli. Durante entrevista à TV Gazeta, de Rio Branco, Bittar se mostrou bastante insatisfeito com algumas decisões do governo.
Durante sua entrevista, quando foi questionado se teria um plano, caso o rompimento com o governo acontecesse, Bittar foi sucinto: “tenho até plano C”.
“Um homem na vida nunca pode ter apenas um plano, eu tenho até o plano C. Qualquer saída, não pode ser apenas do Marcio, eu não ando sozinho , quando eu pensei que não ia mais comandar partido, quando eu fiz há 20 anos, isso cansa, mas Deus é quem manda. No fim eu sei que quem decide é Deus. Vou conversar com todos os amigos, se tiver que passar pelo Plano B, vou conversar com todo mundo. Eu venho ajudando, ajudando, e não falta gente no governo dizendo que o Márcio quer isso, quer aquilo. Eu acho que tem gente que não me quer mesmo”, finalizou.
Do palanque eleitoral de 2018, resta apenas Márcio Bittar. Os diversos rompimentos e posições contrarias iniciaram em 2020, quando Cameli decidiu que Socorro Neri, era a melhor candidata para continuar na Prefeitura Municipal de Rio Branco, contrariando apoiadores.
Deu-se então os rachas políticos: Major Rocha (seu vice) que apoiou Minoru Kinpara; Petecão que apoiou Tião Bocalom (que venceu a disputa); houve o rompimento com o MDB, de Flaviano Melo, Vagner Sales, Jéssica Sales, entre outros. E o mais recente, com o grupo político de Vanda Milani.
Neste intervalo de tempo, secretários e comissionados foram sendo exonerados. Apoio de deputados na Aleac foram ficando escassos.
E neste período, Cameli foi ficando cada vez mais ‘sozinho’.
É notório que a situação política do governo é delicada, mas ressalto aqui uma fala de Gladson Cameli durante agenda no Juruá, este ano: “meu apoio é o povo; o povo acreano me colocou onde estou, então, prefiro continuar com a população ao meu lado, que me encaixar em determinadas situações políticas”, enfatizou.
Sigamos acompanhando a novela…