A professora Anita Costa, de 44 anos, foi uma entre os milhares de brasileiros que entraram no site do Banco Central nesta segunda-feira (14) para saber se teriam algum valor esquecido em uma conta bancária e, para a surpresa dela, a resposta foi positiva.
Mesmo sem saber ainda o valor, a professora, que mora em Cruzeiro do Sul, no interior do estado, já faz planos. Ela acredita que o valor pode ter sido proveniente de algum empréstimo. Professora de escola pública, ela diz que, independente do valor, será um dinheiro bem-vindo.
“Nesse momento de instabilidade, de crise, a gente fica alegre e na expectativa de receber esse valor, até pra poder comprar, realizar algum sonho, comprar alguma coisa que a gente esteja precisando”, disse.
A professora diz ainda que o sentimento foi de surpresa e muita empolgação. De forma bem humorada, ela diz que foi como achar um dinheiro perdido no bolso.
“O sentimento foi de alegria e empolgação. É uma coisa que fica esquecida e se a gente não for buscar, senão pesquisa, não for atrás, isso volta para o governo federal. Veio em uma hora boa, um dinheiro extra. É como se fosse uma poupança e agora a gente vai resgatar”, finaliza animada.
A consulta a dinheiro “esquecido” pelos brasileiros nos bancos foi liberada novamente nesta segunda-feira (14) depois da interrupção do serviço em janeiro, quando o volume de acessos derrubou o site do Banco Central.
O serviço foi restabelecido em uma página específica. Mas, no primeiro acesso, o cliente pode consultar apenas se há ou não recursos disponíveis. Por ora, basta informar o CPF ou CNPJ (veja abaixo como fazer consulta).
Ao fazer esta primeira consulta, o cliente do banco recebe uma data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. As datas são agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo. Entenda abaixo como fazer a consulta.
Calendário do Banco Central – Valores a receber
Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) | Período de agendamento (consulta e resgate) | Data de repescagem (para quem perder a data agendada) |
Antes de 1968 | 7 a 11/3 | 12/3 |
Entre 1968 e 1983 | 14 a 18/3 | 19/3 |
Após 1983 | 21 a 25/3 | 26/3
|
Segundo o BC, a consulta inicial poderá ser feita a qualquer momento. Caso o cliente não acesse novamente na data e período informado, terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.
Quem perder seu sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28/03/2022. “Mas não se preocupe, mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado à sua espera”, informa o BC.
Segundo o Banco Central, os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março.
Cerca de R$ 900 mil foram resgatados por 8,5 mil solicitantes antes do sistema ter sido retirado do ar.
A devolução será preferencialmente por PIX. Após acessar o sistema, se o cliente solicitar o resgate sem a chave PIX, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.