Na noite desta segunda-feira (17), o segundo lote com vacinas da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos desembarcou no Acre. Mais 7,2 doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde.
Os imunizantes foram encaminhados até a sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) para que as doses sejam distribuídas aos municípios.
O primeiro lote com 7,2 mil doses desembarcou em solo acreano na última quinta-feira (13).
Mesmo com os dois lotes, só será possível imunizar 12% do público infantil entre 5 e 11 anos. A estimativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) é vacinar cerca 120 mil crianças de 5 a 11 anos.
Vale ressaltar que, de acordo com a Sesacre, o estado do Acre não vai exigir prescrição médica para vacinar crianças contra a Covid. Em dezembro de 2021, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a afirmar que recomendaria a cobrança do documento.
No último dia 5 de janeiro, o Ministério da Saúde divulgou as regras para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos e voltou atrás na exigência de receita médica para imunização da respectiva faixa etária.
Segundo as orientações do governo, a vacinação infantil será realizada em ordem decrescente de idade, tendo prioridade aquelas crianças que sofrem com algum tipo de comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas; não há necessidade de autorização por escrito de pais ou responsáveis que estejam acompanhando a criança no momento da vacinação; além de que, haverá um intervalo de oito semanas, prazo maior que o recomendado na bula, que seria de três semanas.