24.8 C
Juruá
sexta-feira, outubro 18, 2024

Rio Branco e outros municípios do Baixo Acre avançam para a bandeira verde em avaliação do Comitê Covid

Por

- Publicidade -

Em nova nota técnica, divulgada nesta sexta-feira (1), o governo do Acre optou por regredir a regional do Alto Acre para o Nível de Atenção (bandeira amarela), passando os setores e atividades comerciais e sociais a funcionarem com lotação de 50% da capacidade de público. Na última avaliação, o regional estava no Nível de Cuidado (bandeira verde).

Já a regional do Baixo Acre, avançou para o Nível de Cuidado (bandeira verde). Com isso, há mudança no funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais. Agora, a lotação nesses locais passa a ser de 80% da capacidade de público. Mas, de acordo com o comitê, é preciso que sejam observadas algumas restrições que ainda permanecem.

“Eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos, bem como eventos comemorativos e sociais, tais como casamentos, aniversários e outros tipos de confraternizações realizados em igrejas, cerimoniais, restaurantes e buffets”; permanecendo, portanto, proibidos eventos caracterizados como Carnavais, Festivais, Arraiais fora de época, ou qualquer outra festividade não prevista na Resolução 18, item 25, responsável por causar grandes aglomerações.”

Apenas a Regional do Juruá/Tarauacá-Envira se manteve na classificação em Nível de Cuidado (bandeira verde). Assim, permanecem todas as medidas já em vigor. “Está liberado o funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais com lotação de 80% da capacidade de público.”

Mesmo na bandeira verde, o governo informa que estão proibidos eventos caracterizados como carnavais, festivais, arraiais fora de época ou qualquer outra festividade responsável por causar grandes aglomerações.

A nova classificação sai quase 17 dias desde a última avaliação, no dia 17 de setembro, quando as regionais Alto Acre e Juruá-Tarauacá-Envira haviam avançado para o Nível de Cuidado (bandeira verde).

O governo informou ainda que se mantém atento em relação à possibilidade de mais casos da variante delta no estado e que as medidas de cuidado devem permanecer.

“Informamos ainda que permanecem em vigor todas as medidas já implementadas até o momento, adicionalmente às medidas de fortalecimento da capacidade laboratorial para diagnóstico de Covid-19, a fim de intensificar o rastreamento e análise de novos casos para a VOC Delta, bem como reforço das medidas sanitárias, e intensificação das ações integradas de fiscalização.”

A nota diz ainda que o estado mantém o compromisso em relação ao enfrentamento da Covid-19. “Por fim, reafirma-se o compromisso e engajamento deste órgão colegiado em fazer cumprir seu papel no enfretamento ao SARS-CoV-2, na certeza de que todos os esforços empregados reverter-se-ão em conscientização de que as medidas de higiene sanitária e vacinação são os grandes aliados no combate à Pandemia da Covid-19.”

 

Regiões

  • Alto Acre: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri – faixa amarela;
  • Baixo Acre e Purus: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard – faixa verde;
  • Vale do Juruá e Tarauacá/Envira: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá – faixa verde.

 

A avaliação do comitê leva em consideração sete fatores: índice de isolamento social; índice de notificações por síndrome gripal; índice de internação por síndrome gripal; índice de novos casos por síndrome gripal Covid-19; índice de óbitos por Covid-19; ocupação de leitos clínicos – Covid-19 e ocupação de UTIs Covid-19.

 

Como funcionam as fases amarela

Na fase amarela podem funcionar os seguintes estabelecimentos: Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e outros estabelecimentos similares. Além de teatros, cinemas e apresentações culturais, como também evento religiosos com 50% da capacidade.

Lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias podem continuar funcionando com todos os protocolos sanitários e aumentando a capacidade limitada de 50%, além de delivery e drive-thru.

O aumento da capacidade também é válido para lojas de materiais de construção, empresas e obras do ramo da construção civil e demais estabelecimentos como olaria, cerâmicas, serraria, marcenarias e marmorarias.

Feiras livres, comércios de rua, ambulantes e outros também seguem abertos seguindo as orientações de segurança. Para hotéis, shoppings, salões de beleza e motéis a capacidade de funcionamento é a mesma.

 

Por G1 Acre

 

- Publicidade -
Copiar