Grupo Afya apresenta instalações do ITPAC para médicos de Cruzeiro do Sul

Uma solenidade promovida nesta quarta, 29, recepcionou os médicos da cidade de Cruzeiro do Sul e região na faculdade de medicina ITPAC. O objetivo do encontro foi apresentar as modernas instalações da unidade do primeiro curso de medicina da cidade como forma de estreitar os laços com a comunidade médica.

“Esse é um momento que tem como objetivo a troca do conhecimento com os profissionais médicos, além de ser uma oportunidade para apresentar nossa faculdade, nossa proposta de ensino e apresentar todos os produtos que o Grupo Afya tem para oferecer durante toda a jornada médica”, disse a diretora Geral do ITPAC de Cruzeiro do Sul, Érica Pacheco.

O evento contou com a presença de uma equipe corporativa do Grupo Afya, em Belo Horizonte. Entre eles, o Diretor de Operações do grupo, Joaquim Cunha, que apresentou no auditório para os médicos uma visão geral da empresa, que possui hoje mais de 30 unidades de ensino médico integradas e está presente nos 27 estados brasileiros.

Com foco em educação, tecnologia e saúde, o grupo vem se destacando por estar na vanguarda do ensino de medicina no país, utilizando para isso, tecnologia de ponta de modo a acompanhar o médico durante toda sua formação.

São mais de 56 mil alunos ligados às muitas ferramentas tecnológicas de aprendizagem de que o grupo dispõe, tais como plataformas de conteúdo digital para graduação, residência médica e pós-graduação.

“A Afya é um grupo vocacionado para a educação, saúde e tecnologia. Grande parte de nossas metodologias e abordagens para acompanhar o médico durante a sua formação são baseadas em tecnologia. Usamos a tecnologia de maneira extensiva nas atividades educacionais, mas somos também um grupo que fornece soluções em tecnologia para ajudar na vida do médico, seja na gestão do consultório, seja na forma com que ele atende seu paciente, nós oferecemos recursos tecnológicos que possam ajudá-lo nessa tomada de decisões”, explica Joaquim Cunha, diretor de operações do Grupo Afya.

Outro viés importante que consolida os propósitos corporativos do grupo Afya é ter se especializado em um modelo de ensino de medicina com ênfase no atendimento das Unidades Básicas de Saúde do SUS. Por esta razão, há uma carga de disciplinas voltada para o atendimento às comunidades, com a realização de consultas gratuitas como mais uma forma de aprendizagem. Somente neste ano, foram realizados 427 mil atendimentos gratuitos, número que deve crescer assim que o ITPAC também passar a atender em Cruzeiro do Sul.

Com um investimento em Cruzeiro do Sul na ordem de 13 milhões de reais, o ITPAC emprega 45 pessoas entre profissionais de educação e colaboradores, boa parte recrutados entre os moradores de Cruzeiro do Sul, como a médica infectologista Dra. Suaine Negreiros, coordenadora do curso de medicina. O objetivo de apresentar a unidade, as instalações e metodologia de ensino, é também o de despertar entre aqueles médicos que eventualmente também tenham a vocação para professores, para que possam futuramente atuar na unidade ensinando novos médicos.

“O objetivo é aproximar a classe médica desse órgão formador de novos médicos. Queríamos que os médicos conhecessem como que estamos desenvolvendo o ensino para esses novos futuros médicos, para atraí-los porque precisamos captar professores para nossa unidade e nós queremos que estes professores sejam da região. Isso fortalece o ensino local. Nós iremos abrir um processo seletivo nacional, mas nossa preferência é pelos profissionais da região porque eles conhecem a região, as doenças da região e podem ter uma linguagem que vai fortalecer o conhecimento desse médico que irá ser formado aqui em Cruzeiro do Sul”, explicou a Dra. Suiane.

Os cerca de 30 médicos que visitaram o ITPAC de Cruzeiro do Sul fizeram um tour pela unidade, conhecendo as salas de simulação, os sistemas áudio-visuais de ensino e as tecnologias de última geração para o aprendizado médico que são disponibilizadas para os estudantes de medicina.

“Estou conhecendo aqui uma estrutura de primeiro mundo, uma tecnologia de primeiro mundo. O aluno que entrar aqui vais ser bem formado, muito bem formado. Antigamente não existia essa tecnologia, hoje tudo é mais fácil, mais rápido. Cruzeiro do Sul está tendo uma sorte que poucas cidades tem uma faculdade de medicina desse nível, no Brasil e no mundo. Quem está aqui e aproveitar essa estrutura vai ser bem formado tenho certeza disso, Cruzeiro do Sul e o Brasil, ganham com isso”, disse o médico cirurgião-geral Welberson Temístocles que atualmente atua no Hospital Regional do Juruá e na Maternidade.

“Uma estrutura espetacular, muito boa, moderna, nova, com muita tecnologia, muita didática para os alunos. Acredito que esta metodologia nova de ensino seja muito boa também”, disse o Dr. Fábio Pimentel médico ortopedista atualmente atuando no Hospital Regional do Juruá.