22.5 C
Juruá
quinta-feira, janeiro 9, 2025

MPF processa apresentadores do podcast “Trio Submundo” por racismo contra indígenas

Por

- Publicidade -

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra os apresentadores do podcast “Trio Submundo”, com pedido para que a Justiça Federal no Acre condene o trio à reparação por danos morais coletivos em razão de discurso de ódio e racismo recreativo praticado contra a população indígena através do programa apresentado pelos acusados.

Segundo o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, os comentários racistas foram veiculados no dia 04/06/2021 e publicados nas redes sociais. Após a divulgação do vídeo do podcast, rapidamente os fatos foram noticiados na imprensa local em razão dos comentários racistas e homofóbicos detectados por espectadores, circunstância que motivou os apresentadores – poucas horas após a publicação – a retirarem o vídeo da internet, com posterior cancelamento do programa, face a repercussão negativa na sociedade acreana.

Segundo os réus, a proposta do programa consistia em comentar, de forma humorística, matérias publicadas na imprensa local, e a primeira matéria comentada pelo trio foi intitulada “Indígena é resgatado após se perder na mata”.

Para o MPF, é nítido no vídeo o desprezo dos réus aos povos indígenas, especialmente quando selecionam e incluem, previamente, em roteiro de programa humorístico a matéria intitulada “Indígena é resgatado após se perder na mata”. Isso porque os apresentadores partem do pressuposto racista de que existem espaços sociais reservados/restritos aos indígenas (“floresta, mata, selva”) e o teor estigmatizante da “piada”.

A ação destaca o teor das falas dos apresentadores, que se referiam ao indígena como “vagabundo” e “Nutella”, além de tecer, de forma jocosa, comentários homofóbicos no mesmo contexto e outros comentários que visavam ofender o personagem da matéria na matriz de sua identidade, desconsiderando sua origem em razão das vestimentas que apresentava no momento.

Diante dos fatos, e da negativa dos réus em acordo extrajudicial visando reparar suas atitudes, o MPF pede que a JF condene os réus ao pagamento solidário de danos morais coletivos no valor de R$ 100 mil, quantia a ser revertida em projetos educativos e informativos sobre a cultura indígena no Estado do Acre, elaborados com a participação direta dos povos indígenas e do MPF.

Além disso, pede-se a condenação dos réus à retratação pública, mediante vídeo a ser publicado em suas redes sociais particulares, com reconhecimento expresso da ilicitude das falas, em duração não inferior ao tempo em que proferiram as falas agressivas (1min16s), com o teor do discurso antecipadamente aprovado pelo Juízo.

O processo tramita na 2ª Vara Federal em Rio Branco, com o número 1006735-53.2021.4.01.3000.

Recomendados
Esta joelheira que alivia dores surpreende o Brasil. A ideia é ótima
HeroKnee
|
Patrocinado
Brazil: estes SUV a partir de 2020 são quase dados
Suvs Mais Vendidos 2020 | Links patrocinados
|
Patrocinado
Fio dental ficou no passado depois dessa invenção!
Recomendado por dentistas, proporciona limpeza completa em poucos segundos
Irrigador Dental PowerJet
|
Patrocinado
Limpeza com pouco esforço de sua plantação. Conheça
A enxada que gera menos esforço físico do usuário e proporciona maior produtividade.
Ultra Light
|
Patrocinado
Próstata inflamada: Suplemento recém liberado no Brasil impressiona homens
Vita Prost
|
Patrocinado
Sandália mais macia do mundo vira febre em Ipixuna
Sandália Confortax
|
Patrocinado
Depois que descobri essa cera nunca mais gastei com funilaria
Remova os riscos de seu carro sem precisar sair de casa!
Removedor de Riscos BodyCompound
|
Patrocinado
‘Condenadas’ pelo “tribunal do crime”, mulheres são espancadas por facção no Acre‘Condenadas’ pelo “tribunal do crime”, mulheres são espancadas por facção no Acre
Folha do Acre
Acreana capa da Playboy vai participar no reality A Fazenda, da RecordAcreana capa da Playboy vai participar no reality A Fazenda, da Record – Folha do Acre
Folha do Acre

Share Facebook Twitter Pinterest WhatsApp

COLUNISTAS

Coluna da Gina
128 POSTS0 COMENTÁRIOS

Adriano Goncalves
38 POSTS0 COMENTÁRIOS

Pablo Marques
4 POSTS0 COMENTÁRIOS

Oportunidades e empregos
2 POSTS0 COMENTÁRIOS

- Publicidade -
Copiar