Muito sabor e emoção. Essa é a frase que melhor define o Festival Enchefs Acre – Saberes e Sabores, que aconteceu na Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, no bairro Cidade do Povo, nos últimos quatro dias.
A escola que é um dos centros de ensino profissionalizante do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre – Ieptec/Dom Moacyr, foi, pela primeira vez, palco do festival, encerrando na tarde desta sexta-feira, 3.
O evento acontece em nível nacional (Festival Enchefs Brasil), sendo essa a quinta vez que é sediado no Acre. A cada ano, o Enchefs Brasil reúne, em um estado diferente, profissionais, universitários, e amantes da gastronomia em geral.
O objetivo principal do festival é promover o turismo gastronômico, além da valorização da culinária brasileira, mas também é uma oportunidade de revelar talentos, favorecer a troca de experiências, contribuir com a expansão da profissionalização e das riquezas gastronômicas de cada região.
Um evento desse porte mobiliza diferentes esferas como, por exemplo, a Cultural, do Turismo, e da Economia local, setores que sempre receberam uma atenção especial e constante do governo do Estado.
O festival que teve um expressivo número de inscritos (cerca de 200) para prestigiar as atividades realizadas na escola, contou com momentos marcantes, como a performance dos renomados chefs da gastronomia regional, os embaixadores do evento, Thalita Figueiredo, Rafaela Brozzo e Deocleciano Brito, que apresentaram aulas shows, ensinando, na prática, o preparo de pratos como a moqueca de pirarucu no tucupi com jambu.
Também estiveram prestigiando o Festival Enchefs Acre, o presidente do Ieptec/Dom Moacyr, Francineudo Costa e o coordenador-geral da Escola de Gastronomia, Márcio Aguiar.
Na opinião do chef Deocleciano, o festival aconteceu em um ambiente que fez toda a diferença para o sucesso do evento. “Nós tivemos o privilégio de estar no lugar mais equipado que existe para realizar um evento desse porte aqui no estado, a Escola de Gastronomia. Se não fosse o apoio do governo do Estado, não teríamos realizado esse grandioso evento”, disse o chef, que já revelou que a escola será, mais uma vez, palco da disputa, ainda este ano.
Para marcar o encerramento do festival, além de palestra e uma aula show com o tema: “Churrasco na Parrilha”, onde os presentes puderam experimentar das carnes preparadas pelo especialista na área, Daniel Cruz, aconteceu a tão esperada batalha final do Concurso Enchefs Acre, que teve início no segundo dia de evento, e foi um espetáculo a parte. Dos oito competidores do início da competição, restaram quatro na final, sendo os chefs Jairo Mourão, Tarcísio Furteko, Kamilla Mantovanele e Rafysa Assem.
A batalha foi acirrada e emocionante, sendo disputada em três categorias: Confeitaria, Panificação e Cozinha Quente. E as mulheres ganharam o primeiro e o segundo lugares, sendo a chef Kamilla, a grande campeã, com o prato carpaccio de pirarucu com tartare de banana da terra. O prato da chef Rafysa, um filé de filhote com purê de açaí e cuscuz marroquino, ficou na segunda colocação.
O resultado vai proporcionar a essas profissionais da gastronomia a oportunidade de participar, em Belém do Pará, no mês de dezembro, do Festival Enchefs Brasil 2021, representando o estado do Acre.