CNN – Os brasileiros aguardam a chegada do 5G visando uma revolução na telecomunicação. Esta tecnologia vai possibilitar avanços como cirurgias remotas, carros autônomos e ganhos de competitividade para a indústria. Porém, ainda não está disponível em larga escala no Brasil.
Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) reforça a urgência da implementação do 5G no país e quais os impactos que a tecnologia traria ao setor.
O engenheiro de sistemas eletrônicos da USP Marcelo Zuffo explica que o novo sistema 5G é muito parecido com o que já estamos habituados. São as ondas eletromagnéticas das antenas, geralmente instaladas nos topos dos prédios e que carregam os dados pelo ar.
É parecido, mas muito mais rápido e eficaz. A principal diferença é que o 5G usa frequências de ondas muito menores e, com isso, a nova tecnologia carrega muito mais informação.
“Vai ser uma guinada na história da humanidade. Imaginem tudo: nossas casas, câmeras, eletrodomésticos. Há uma tendência irreversível de conectividade extrema na sociedade”, diz Zuffo.