25.2 C
Juruá
terça-feira, janeiro 7, 2025

Em Guajará, brigadistas recebem curso de capacitação sobre prevenção e combate à incêndios florestais

Por

- Publicidade -

Na data de 26 e 27 de agosto, cerca de 15 brigadistas participaram de um curso de orientação de combate à queimadas. A prefeitura de Guajará, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com parceria do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, realizou o curso de Formação de Brigada de Combate à Incêndio Florestal, e capacitou brigadistas municipais da Defesa civil.

O Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul foi o respondo por ministrar as orientações e so todo 15 brigadistas receberam a capacitação que totalizou 16 horas.

Segundo o Sargento Fabrício Machado, foram realizadas orientações de combate à queimadas, já que são frequentes na região norte do país, especialmente no período de veraneio.

“Na realidade, foi desencadeada essa parceria devido a necessidade nessa época de estiagem. Percebe-se que a população ainda tem uma prática rudimentar da utilização do fogo sem um controle. Na nossa regional aqui do Juruá, estamos sofrendo bastante. Então a secretaria de meio ambiente do município de Guajará despertou interesse em fazer esse laço com o corpo de bombeiros militar do Estado do Acre. Nós estamos aqui com a estrutura do “curso de formação de brigada de combate ao incêndio florestal”. É um curso que se formos pegar uma estrutura extra curricular minuciosa, demandaria muito tempo, mas nós procuramos fazer uma enxugada e direcionar realmente para prática do que é necessário fazer para combater o incêndio de vegetação. Os brigadistas aqui da comunidade do Guajará, vão ficar aptos a fazer este serviço caso aconteça alguma queimada”, disse.

De acordo com o Antônio Cristiuma, secretário de meio ambiente do município de Guajará, o curso de brigadista somou quanto ao combate aos incêndios florestais, tanto na zona urbana e rural. “O curso de brigadistas que foi oferecido aqui em Guajará foi extremamente importante. Nós estamos no período onde tem muitas queimadas, urbanas e rurais. A equipe de brigadistas com a noção técnica de como agir naquele exato momento, pode muito facilitar o trabalho. Graças a Deus a gente não tem incêndio de grandes proporções, mas se de repente acontecer uma situação dessas, há dificuldades do Corpo de Bombeiros vir para cá. Tendo algum jovem e colaborador com capacitação nesse sentido, com certeza teremos um resultado muito melhor do que se entrassem no serviço desse sem nenhuma informação e sem técnica. Gostaria de agradecer ao comandante do corpo de bombeiros de Cruzeiro do Sul, que nos ajudou e facilitou que o serviço viesse aqui. Agradecemos também ao Fabrício que aplicou o curso para a gente. Fico extremamente contente e agradecido a eles. E claro, ao prefeito Ordean Silva, que sempre fica sensível a essa realidade e apoia os desafios da secretaria e também a formação de novos profissionais”, declarou.

- Publicidade -
Copiar