A inauguração da ponte sobre o rio Madeira, que liga o estado acreano a Rondônia, pode impactar diretamente no preço de produtos e alimentos no Acre. Isso porque o transporte desses itens deve ficar mais barato, é o que avalia a Federação das Indústrias do Acre (Fieac).
A expectativa do setor da indústria é de haja uma economia de 5% a 6%. “Quando você contratava um frete vindo do sul do país para o Acre, sempre colocavam um custo a mais como se fosse um risco; porque quando você vem para um local desabitado corre risco de vândalos. Então, isso aumentava o seguro do transporte. Acredito que, de imediato, vamos ter uma expectativa de 5% a 6% de redução; mas, isso não agora, como falei, mais para frente” (sic), destacou o presidente da Fieac, José Adriano.
Atualmente, o transporte é realizado por meio de balsas, o que amplia os custos. As taxas para atravessar o rio em balsas podem chegar a R$ 290, dependendo do veículo.
O governo pretende inaugurar a ponte no próximo dia 7 de maio, em uma cerimônia com a presença do presidente Jair Bolsonaro. A estrutura que tem 1,5 km de extensão foi projetada em 2014 e fica na região do Abunã, em Porto Velho, tendo como acesso a BR-364.