Nesta terça-feira (18), a equipe de reportagens dO Juruá em Tempo conversou com o senhor Francisco Vasconcelos, popularmente conhecido como Chico Chepa, que há 60 anos trabalha como relojoeiro em Cruzeiro do Sul.
“Não são 60 semanas e muito menos 60 meses, são 60 anos que conserto relógios em Cruzeiro do Sul. Comecei aos 8 anos de idade, e hoje vou completar 69 anos e continuo consertando relógios”, disse Francisco.
Chico lembrou que o primeiro relógio que consertou foi um relógio despertador de duas campas que estava com problema na corda. O relógio era de propriedade do Sr. Mamede Badarane.
“Meu pai passou para mim: _ Francisco, conserta o relógio do senhor Mamede. Eu troquei a corda, e cobrei Cr$ 3 (cruzeiros) do conserto dele”, recorda; em seguida, acrescentou: “Eu aprendi com o meu pai. O meu pai era relojoeiro, aí eu aprendi a consertar com ele”.
Chepa relembrou que iniciou a trabalhar no Mercado do Pão, atual Mercado Joãozinho Melo, e destacou a forma que trata os cliente. “Eu aprendi que tratar bem os meus clientes e os que não são, mas que poderão ser, é a melhor forma para que possamos chamar a atenção dos clientes para que eles possam nos procurar”.