Estado recebe cilindros de oxigênio doados pelo Ministério Público

Em um ato simples realizado na manhã desta terça-feira, 20, no Palácio Rio Branco, procuradores de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC) oficializaram a doação de 132 cilindros de oxigênio doados pela instituição ao governo do Estado, e entregues à Secretaria de Saúde (Sesacre).

O governador Gladson Cameli e o secretário Alyson Bestene receberam a procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane Araújo, e o procurador de Justiça Samy Barbosa, e juntos assinaram o documento formalizando a parceria. O material, que custou cerca de R$ 200 mil,  já foi repassado para a Sesacre, que encaminhou os cilindros para quatro cidades do interior onde o estoque estava quase acabando. “Enviamos para as cidades isoladas e conseguimos diminuir despesas com transporte de pacientes. Com a chegada dos cilindros nas unidades, cessou a necessidade de encaminhar pacientes para a capital”, explicou Alysson Bestene.

Material doado foi adquirido pelo Ministério Público com recursos arrecadados por meio da campanha SOS Acre Foto: Diego Gurgel/Secom

O material doado foi adquirido pelo Ministério Público com recursos arrecadados por meio da campanha SOS Acre, explicou a procuradora Kátia Rejane, que destacou a parceria entre as instituições. “Esse ato representa o que o MP também quer. Nós somos, constitucionalmente, o defensor da sociedade e entendemos que a gente precisa sair dos gabinetes e ver o que a sociedade precisa. Neste momento, a gente não poderia ficar somente assistindo”, observou.

Cilindros foram encaminhados para o interior do estado Foto: Diego Gurgel/Secom

O procurador Samy Barbosa fez uma breve avaliação da atuação do Estado e do Ministério Público desde o início da pandemia e disse estar convencido de que o trabalho conjunto é a fórmula do resultado alcançado. Para ele, a atuação do governador Gladson Cameli à frente do gerenciamento das ações tem sido um diferencial. “Quero destacar sua atuação frente a essa calamidade, e sua coragem, governador. Queremos o mais rápido possível as crianças nas escolas, as igrejas abertas, o comércio. Conte conosco para continuarmos enfrentando a situação”, disse.

Gladson Cameli agradeceu a doação e o tratamento que o Executivo tem recebido do Ministério Público. O governador reiterou o respeito mútuo e confirmou que o Estado vai estar sempre aberto para ações que tenham por finalidade o bem coletivo da população. “As parcerias são fundamentais para o Estado de Direito. Nos motiva cada vez mais essa relação do Executivo com o Ministério Público e espero que sirva de exemplo para os demais estados. Fica o registro da minha gratidão e do meu orgulho”, disse o govenador.