23.3 C
Juruá
quarta-feira, novembro 27, 2024

Em Rio Branco, bebês de UTI Neonatal fazem ensaio fotográfico fantasiados de ‘coelhinhos da Páscoa’

Por

- Publicidade -

Enfeitados com orelhinhas de coelho, segurando cenouras de pelúcia, deitados em cestos, seis bebês prematuros da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Canguru do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, foram transformados em ‘coelhinhos da Páscoa’ em um ensaio fotográfico.

O ensaio foi feito pelos fotógrafos voluntários Railton Araújo e Reginaldo Adrien, na quinta-feira (1º) e divulgadas neste domingo (4) de Páscoa.

Bebês prematuros participaram de ensaio para a Páscoa na quinta-feira (1º) — Foto: Arquivo/Hospital Santa Juliana

A enfermeira Giselle Eduarda Ribeiro de Medeiros fez questão de mandar confeccionar uma mini fantasia de coelho para a filha Júlia Custódio de Medeiros, de três semanas de vida. A bebê nasceu no 8º mês de gestação com baixo peso e foi para a UTI.

A pequena Júlia participou do ensaio fotográfico na quinta (1º) quando estava na UTI Neonatal — Foto: Arquivo/Hospital Santa Juliana

Na sexta (2), a pequena Júlia deixou a UTI e foi para o alojamento conjunto para ficar com a mãe. “Estamos bem, ficou na Neonatal algumas semanas para ganhar peso e agora aguardamos para ir para casa, agora é com ela mesmo”, contou.

Giselle também tirou fotos junto com a filha durante o ensaio. Ela falou que o momento foi de muita emoção e não conseguiu segurar as lágrimas. “Fiquei muito feliz, chorei. Mandei fazer a roupinha de coelho. Foi um dia muito especial, pessoal é muito atencioso e tranquilo com a gente”, acrescentou.

Outra que foi transformada em ‘coelhinha’ por um dia foi a pequena Maria Alice dos Santos Bandeira, de 12 dias de vida. Ela também recebeu alta da UTI na sexta (2) e está no alojamento conjunto esperando alta médica.

Maria Alice nasceu no último dia 23 e precisou ir para UTI devido uma infecção  — Foto: Arquivo/Hospital Santa Juliana

Maria Alice foi fotografada nos braços dos pais Letícia Soares e Victor Hugo Bandeira Pinto. “Foi muito emocionante para mim, cheguei em casa e chorei muito. É minha primeira filha, tinha comprado uma roupinha e quando me avisaram eu trouxe. Ela nasceu com uma infecção, que já diminuiu e agora está ganhando peso”, explicou Letícia.

Letícia Soares e Victor Hugo, pais da Maria Alice, participaram do ensaio no Hospital Santa Juliana — Foto: Arquivo/Hospital Santa Juliana

Ação de humanização

O coordenador da UTI Neonatal do hospital, José Carlos da Silva, contou que as equipes reforçaram todos os cuidados de prevenção para não ocorrer nenhum problema com os bebês. Esse é o segundo ano que a unidade faz a ação, sendo a primeira vez em 2019 e foi suspensa em 2020 devido à pandemia.

“Já tivemos essa experiência ano retrasado e foi muito interessante. Esse ano resolvemos fazer para dar mais uma alegria para os pais. Contamos com a colaboração dos fotógrafos, falamos com algumas mães para trazerem as roupas e a equipe montou um mini cenário”, reforçou.

Bebês viraram modelos por um dia em ensaio para a Páscoa — Foto: Arquivo/Hospital Santa Juliana

Silva revelou que todos os bebês participaram, mesmo os que estavam em ventilação mecânica. Esses foram fotografados no leito mesmo. “Tivemos todos os cuidados, cada bebê utilizou o seu próprio adereço, não foi compartilhado”, concluiu.

  • Por Aline Nascimento, G1 AC — Rio Branco.
- Publicidade -
Copiar