Procon esclarece consumidores sobre possíveis abusos em preços de produtos em Cruzeiro do Sul

Devido às inúmeras reclamações que circularam nos últimos dias nas redes sociais sobre os altos preços de produtos como: macarrão instantâneo, carne bovina em conserva e manteiga, o Núcleo do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) de Cruzeiro do Sul deu uma declaração, por meio de seu coordenador no Juruá, José Gladson, sobre o assunto.

Segundo o coordenador do órgão, a maioria das imagens compartilhadas na internet estão sem a verificação presencial do consumidor, o que abre margem para vários “achismos” e condenações precipitadas.

“Os consumidores devem estar ciente de que, em qualquer suspeita de abusividade deverão, inicialmente, procurar a gerência do estabelecimento e solicitar explicações sobre o preço do produto; pois a informação é um direito do consumidor. Caso o cliente não obtenha os devidos esclarecimentos, ele deverá acionar o Procon para que o órgão averigue o caso”, disse José Gladson.

O coordenador orientou, ainda, que os consumidores observem todas as informações contidas nos rótulos dos produtos; e verifiquem, também, se o produto tem uma composição tradicional ou se é feito com algum ingrediente específico.

“Como exemplo: foi divulgado nas redes sociais e até em sites locais a imagem de um pacote de Miojo tipo integral, com o seu devido valor de mercado, como se fosse um pacote de Miojo tipo tradicional, que possui um valor bem mais barato. O fato levou vários consumidores ao erro, achando que havia uma abusividade” (sic), relatou.

José Gladson complementou, ainda, que os consumidores precisam ter muita atenção ao compartilhar certas informações sobre possíveis práticas de preços abusivos nas mídias sociais. Ele destacou a importância do consumidor procurar conversar com a gerência do estabelecimento sobre o produto, ler os rótulos, observar as gôndolas de preços e, se as dúvidas persistirem, procurar os órgãos competentes: Procon ou o Ministério Público.

Qualquer dúvida, esclarecimento e denúncia, o consumidor deverá ligar para o Procon de Cruzeiro do Sul: 3322-1330, no horário das 8h às 13 h, ou enviar e-mail para <procon.cruzeirodosul@ac.gov.br>.