Visando assegurar investimentos e melhorias para as cidades acreanas, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Acre (COSEMS), Agnaldo Lima, se reuniu na última sexta-feira, 12, com o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, que também preside a Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Agnaldo, também secretário municipal de Saúde em Cruzeiro do Sul, aproveitou o encontro para apresentar as demandas da região, neste momento de pandemia.
“Apresentei um ofício ao secretário estadual para que haja a instalação de um compressor na Usina de Oxigênio, em Cruzeiro do Sul, que vai resolver o problema de abastecimento de todas as cidades da região”, explica Agnaldo.
A solução apresentada pelo secretário sana a preocupação de abastecimento de cilindros de oxigênio nas regionais do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira, que atualmente são abastecidas por Porto Velho (RO).
“Outra preocupação se refere a situação das unidades mistas de saúde dos municípios vizinhos, que sofrem com a falta de profissionais médicos. Uma vez que isso sobrecarrega a atenção básica, aumentando a demanda dos postos de saúde”, explica o presidente.
Agnaldo também apresentou a demanda de tratamento de água feira pelo Programa Vigi Água. “Nós fazemos a coleta de água e temos que enviar para Rio Branco, isso dificulta a logística. A ideia é que esse tratamento seja realizado mesmo em Cruzeiro do Sul, uma vez que temos o laboratório, faltando apenas os equipamentos”.
Por fim, o presidente do COSEMS enviou uma solicitação ao Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Acre sobre a necessidade de contratação de médicos para os municípios acreano.