28.5 C
Juruá
quarta-feira, novembro 27, 2024

“Todo folião deve estar sentindo um vazio”, diz folião sobre saudade do carnaval de Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

O cancelamento do Carnaval Cultural de Cruzeiro do Sul ocorreu em prol de uma causa maior: a saúde da população. Apesar de ser uma decisão unânime em todo o país, o silêncio, nos tradicionais dias de carnaval, deixa os foliões com saudade dos momentos de folia e receio quanto ao avanço da pandemia do coronavírus.

É assim que tem sido para o professor e agente cultural Luis Labiac. Ele trabalhou nos dois últimos anos no Carnaval de Cruzeiro do Sul.

“Todo folião deve estar sentindo um vazio muito grande nesses dias em que estaríamos em pleno carnaval. Eu, como folião assíduo, como uma pessoa que ama carnaval, que respira carnaval e que nos últimos dois anos trabalhou no carnaval, estou sentindo falta da correria, da aglomeração, até do cheiro de cerveja no chão. Eu sinto falta até do suor das pessoas”.

O momento que seria de confraternização e folia se transformou em ações de conscientização.

“O cancelamento do carnaval foi algo muito acertado, pensando na saúde da sociedade. Hoje, nós precisamos ficar em casa para que nos próximos anos a gente possa pular carnaval normalmente. Hoje, nós usamos a máscara cirúrgica para que no ano que vem possamos usar máscaras de carnaval”.

O secretário de cultura, Aldemir Maciel, destacou que a pasta está realizando campanhas educativas e de conscientização da população. Ele destaca que o cancelamento da festa impacta tanto na economia como no turismo da cidade, já que o resgate cultural do Carnaval Cultural Magid Almeida movimenta os dois setores.

“A prefeitura uniu todos os esforços para evitar aglomerações e conscientizar a nossa população tanto sobre o distanciamento, quanto sobre a importância do uso da máscara. E que futuramente, nós possamos usar outras máscaras: as de carnaval”.

- Publicidade -
Copiar