O Acre recebeu mais 6,4 mil de primeira e segunda doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O lote chegou ao estado no início da tarde desta segunda-feira (8) e deve imunizar mais 1.181 trabalhadores da saúde e 1.871 idosos acima de 90 anos, com a primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19.
“Para darmos continuidade à imunização da nossa população. Tenho que ressaltar o apoio incondicional do governo federal, Ministério da Saúde e das prefeituras, além dos Dseis [Distrito Sanitário Especial Indígena], que também colaboram em vacinar os nossos povos indígenas”, disse o governador em um vídeo publicado nas redes sociais.
Esse é o quarto lote de vacinas que chega ao Acre. Assim como nos demais, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) deve fazer a distribuição aos municípios para darem continuidade ao plano de imunização no estado.
Imunizados
Conforme o Portal de Transparência, até esta esta segunda, o Acre já recebeu 51.060 vacinas contra a Covid-19, sendo que 10.402 doses foram aplicadas. A capital, Rio Branco, vacinou 3.377 pessoas e a segunda maior cidade acreana, Cruzeiro do Sul, aplicou 2.069 doses.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal é referente aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios.
Os dados apontam ainda que das doses aplicadas, 7.268 foram em profissionais da saúde, 2.618 em indígenas e 127 em idosos de 60 anos ou mais institucionalizados. Além de 368 doses aplicadas por faixa etária prioritária, 18 em pessoas com deficiência.
Entre o público já imunizado, a maioria tem entre 20 e 59 anos, com mais de nove mil vacinados. Em seguida vem os de idade entre 75 e 79 anos, com 530 imunizados. O balanço mostra ainda que a maior parte dos imunizados é do sexo feminino, com um total de 5.979 mulheres. Do público masculino foram vacinados 4.423.
Com informações do G1 Acre.