26.9 C
Juruá
quinta-feira, outubro 17, 2024

Secretário alerta para aumento de risco de doenças no período de enchente em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Com a enchente do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, aumenta a preocupação com o aumento de outras doenças causadas pelas enchentes como leptospirose, viroses em geral, hepatite, diarreia, dentre outras.

Nesse sentido, o secretário de Saúde, Agnaldo Silva, alerta a população em geral para ter cuidado ao ter contato com a água, ou durante a limpeza, sobretudo para as famílias que não saíram de suas casas.

“Estamos preocupados diante dessa situação. Essa é uma orientação do prefeito Zequinha Lima para que possamos melhorar a assistência médica tanto nos abrigos como para os ribeirinhos, aquelas pessoas que estão em suas casas e não quiseram sair. Estamos mantendo uma equipe itinerante na cidade e também uma equipe médica fluvial. Quero frisar para essa população que fique atenta com as nossas crianças para que não ocorra acidentes como nos últimos dias, de afogamento. E também a questão de outras doenças que possam aparecer. Qualquer sintoma peço que façam contato com nossas equipes”.

E destacou: “É uma preocupação constante. Ao mesmo tempo que estamos preocupados com a cheia, estamos também preocupados com o pós-cheia”.

A família de Damiana Alves Vieira, de 23 anos, é uma das que preferiu não sair de casa. Ela fala da dificuldade de manter as crianças longe da água e também da limpeza nas redondezas de sua casa.

“Tem muito lixo, transtorno, sem contar que tem muito mosquito. Tentando manter a casa lima e higienizada e limpar os entulhos. E com as crianças, nós temos muito cuidado para não terem contato com a água. A Prefeitura tem que mandar uma equipe para amenizar essa situação de lixo”.

- Publicidade -
Copiar