A reportagem do site O Juruá em Tempo percorreu as ruas do centro da cidade nesta terça-feira pela manhã e observou a postura da população quanto às medidas estabelecidas pelo mais recente decreto municipal que restringe atividades comerciais e a circulação de pessoas em via pública e em estabelecimentos comerciais.
Ao contrário do que foi registrado na segunda-feira, primeiro dia do decreto, onde houve pouca adesão; nessa terça-feira (9), durante a reportagem, registramos que os estabelecimentos comerciais que prestam serviços classificados como não essenciais estavam de portas fechadas. No Mercado Municipal Joãozinho Melo, não havia movimentação de lojas abertas.
Aproximadamente dez policiais faziam ronda, em grupos menores, pelas diferentes partes do centro. Aparentemente, houve adesão total ao uso de máscaras, pois não registramos nenhuma pessoa sem máscara.
No mercado das verdureiras, o funcionamento é parcial; com boxes intercalados. Nas barracas de atendimento bancário, a quantidade de pessoas era menor, quando comparado ao que foi registrado na última segunda-feira.
Contudo, as pessoas ainda não estão atentas às normas quanto ao distanciamento social. O abraço, aperto de mãos – gestos calorosos e comuns a nossa comunidade, ainda não foram evitados em sua totalidade. Provavelmente, seja um dos grandes desafios aos cidadãos cruzeirenses, e exigirá maior tempo para adaptação.
Ainda assim, de modo geral, houve avanços nas medidas de combate à Covid-19; resultado do trabalho conjunto de conscientização de diferentes órgãos estaduais e municipais, além da fiscalização dos órgãos de segurança.