O sistema de comunicação digital passou a cobrir a região do Juruá a partir desta segunda-feira, 18, com a implantação da central digital telefônica. A tecnologia adquirida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que tem melhorado a atuação dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), conta com um sistema mais seguro, mais integrado, com tempo-resposta reduzido e ainda sinal ampliado e permanente entre as transmissões.
A implantação da nova central se deu neste fim de semana na base do Samu em Cruzeiro do Sul. “Estamos felizes com a implantação, que vai nos permitir funcionar com cinco telefones. A ampliação da rede digital do sistema telefônico vai garantir a melhoria dos serviços e oferecer mais qualidade e agilidade no suporte e assistência à população do Juruá”, destaca o coordenador do Samu de Cruzeiro do Sul, Cleyton Costa.
A mudança do sistema de radiocomunicação analógico para digital é fruto de investimentos de quase R$ 360 mil do governo do Estado, com a aquisição de 50 rádios portáteis digitais, 40 rádios digitais tetra móvel para as ambulâncias e quatro rádios digitais tetra fixo – torres de despacho fixas que receberão a manutenção tanto pelo Ciops quanto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros equipamentos que vão garantir mais qualidade na transmissão de informações entre a base e as equipes, cobrindo pontos cegos de comunicação em que o sistema de rádio analógico não funcionava.
Os equipamentos foram entregues pelo governador Gladson Cameli em outubro do ano passado à Base Estadual do Serviço Móvel de Urgência, em Rio Branco, que desde então vem fazendo a substituição dos aparelhos, com a implantação dos rádios digitais nas ambulâncias do Samu de todas as centrais de regulação em funcionamento no estado.
A previsão é de que até o final deste mês, segundo informou o coordenador-geral do Samu, Pedro Pascoal, todo o Juruá esteja funcionando 100% no sistema digital, após a instalação dos rádios digitais nas viaturas.
- Com informações da Agência de Notícias do Acre.