O cruzeirense praticamente se acostumou a se sentir lesado em comércios e serviços e não ter a quem recorrer. Foram mais de 20 anos de cobranças, a começar pela Câmara de Vereadores, que por pelos menos duas décadas pediu pela implantação do PROCON. Agora que o órgão de defesa do consumidor foi definitivamente implantado em Cruzeiro do Sul, é necessário divulgar o serviço com frequência, até que se torne um hábito da população. O objetivo é proteger os direitos e o dinheiro do consumidor.
Com uma equipe formada por dezesseis pessoas e atendendo na OCA, os serviços do Procon têm tido boa procura pelos consumidores, afirma José Gladson Souza Mota, chefe da unidade de Cruzeiro do Sul.
Segundo José Gladson, as principais reclamações têm sido sobre o alto preço da energia elétrica, mas também equipamentos com mau funcionamento e propagandas enganosas.
“Já atuamos em situações em que o consumidor chega em casa com um produto e a loja não quis devolver”, explica.
“Também realizamos fiscalizações, como por exemplo, durante as chamadas Black Friday, na virada de ano e agora estamos fazendo a fiscalização da queima de estoque”, disse o chefe do Procon-CZS.
“Nessa queima de estoque, os lojistas querem acabar com todo o produto, para vir produto novo. Com isso, às vezes, acabam por ludibriar o consumidor: coloca um preço de um certo produto um valor um pouco alto e coloca depois o mesmo produto um valor mais baixo, com isso o consumidor olha o produto e acha que está tendo vantagem”.
Gladson Mota também alerta aos lojistas para que mantenham os preços de maneira visível: “Estamos batendo muito na tecla dos preços. Antigamente, o preço, às vezes, aparecia muito pequeno e muitas vezes nem tinha. A lei é clara: não deve ser preciso o consumidor entrar na loja para saber o preço”.
A unidade do PROCON de Cruzeiro do Sul atende os consumidores de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. O telefone para contato é 33221330.