Nível do Rio Tarauacá sobe quase 2 metros em 24 horas e volta a se aproximar da cota de transbordo

O Rio Tarauacá, na cidade que leva o mesmo nome, subiu quase 2 metros nas últimas 24 horas, no interior do Acre. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o manancial saiu de 7,30 metros nessa sexta-feira (1) para 9,40 metros neste sábado (2), voltando a se aproximar da cota de transbordo, que é de 9,50 metros.

O rio tinha, inclusive, recuado para abaixo da cota de alerta, que é 8,50 metros. No entanto, devido às fortes chuvas na região, ele voltou a apresentar subida e atingiu cerca de 500 casas do bairro Senador Pompeu.

O rio ultrapassou a cota de transbordo às 9h de domingo (27). No início desta semana, pelo menos 4,9 mil casas foram atingidas pelas águas do manancial em quatro bairros: Centro, Senador Pompeu, Flores e Triângulo, o que corresponde a, pelo menos, 15 mil pessoas atingidas.

A enchente desabrigou 87 pessoas que foram levadas para duas escolas da cidade. O coordenador da Defesa Civil da cidade, Jyensveferpher Jardim, afirmou que todas essas pessoas voltaram para suas casas e que até o momento nenhuma família teve que sair de suas residências devido à cheia das últimas horas.

“Foi muita chuva nas cabeceiras do rio, então, teve esse aumento considerável no nível. Estamos em alerta e observando a situação, até agora não precisamos retirar nenhuma família e parte do bairro Senador Pompeu está atingida novamente”, afirmou o coordenador.