A Universidade Federal do Acre (Ufac) através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), lançou o edital de ações on-line de extensão universitária: Ufac/comunidade. Pensando nisso, criou-se o projeto de extensão “Mãos solidárias”, distribuição de álcool em gel, máscaras em tecido, e promoção de materiais informativos via web como estratégia de enfrentamento a covid-19, sob a coordenação do Prof. Drº. Fabricio Rivelli e Msº Givanildo Ortega, e discentes da universidade federal do acre, campus floresta.
Para a realização deste projeto, foram desenvolvidas as seguintes etapas: criação de uma página facebook e Instagram para a realizações de informações diárias sobre o projeto, divulgação de orientações sobre a prevenção ao COVID19, realização da produção e distribuição de álcool em gel e máscaras nos estabelecimentos comercias da cidade e paradas de ônibus, e também na comunidade do Gama/Guajará-Am.
A ação disponibilizou 400 kits com álcool em gel e mascaras de tecidos para a população. O Projeto conta com a colaboração de costureiras voluntárias e colaboradores da universidade federal do acre.
Resultados e/ou impactos esperados:
– Mostrar a importância do uso de máscaras e álcool em gel para a prevenção do COVID19; – Mobilizar a comunidade em uma ação social, tão necessárias para a proteção e para a redução das chances de circulação do vírus entre a população; – Sensibilizar a sociedade com debates técnicos e científicos, sobre os cuidados necessários durante o atual cenário da pandemia do COVID19.
“A pandemia não acabou. O vírus ainda está aí e não podemos descuidar. Precisamos da ajuda de todos para vencermos essa guerra e proteger uns aos outros”.