Com a maioria dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 ocupados no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), a Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) vai abrir mais 10 leitos no hospital de campanha.
A informação foi confirmada ao G1 pelo secretário de saúde, Alysson Bestene, neste sábado (5). Ele disse que participou de uma reunião no Into na sexta-feira (4) e que a abertura dos novos leitos está prevista para o início da próxima semana.
“Estivemos no Into ontem [sexta, 4] e, inclusive, por conta desse aumento de número de casos, a gente já vem há uns 15 dias conversando com toda equipe. O Into, que ainda é a unidade de referência, é composto por 30 leitos de UTI, e estamos ampliando para mais 10 leitos de UTI. Semana que vem, até terça [6], a gente já deve estar com isso”, disse.
No boletim da Sesacre deste sábado (5), dos 30 leitos disponíveis no hospital, todos estavam ocupados. Apesar de o boletim dizer que há 50 leitos no Into e que a taxa de ocupação é de 60%, o secretário explicou que 50 é capacidade dos leitos que podem ser ativados conforme a necessidade.
“No Into são 30 leitos. No boletim são 50, só que, assim, o hospital tem a capacidade de 50 e a gente pode a qualquer momento instalar. Hoje, preparado para receber, são 30 pacientes, porém, posso ampliar mais 10 e depois mais 10”, contou.
O secretário afirmou que na próxima semana também devem ser disponibilizados mais leitos porque alguns pacientes que ainda estão na UTI e já não estão mais com Covid-19 vão ser transferidos para a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre).
“Vai diminuir, porque com a transferência de alguns pacientes para a Fundhacre, que estão nestas condições, negativados para a Covid, e precisam ser transferidos para esses leitos, são pelo menos oito. Então, na verdade, nós vamos abrir, além dos 10, vamos ter mais 10 vagas porque os pacientes vão para a UTI normal porque já estão negativados. Eles só estão ocupando espaço lá no Into porque não tinha para onde transferir para tratar das outras comorbidades”, explicou.
Para receber esses pacientes que estão tratando comorbidades e já estão negativados para Covid-19, Bestene informou que foram ampliados os leitos na Fundhacre.
Os boletins da saúde apontam que em todo estado são 80 leitos de UTI disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre. Seriam 70 em Rio Branco e outros 10 em Cruzeiro do Sul – que perdeu 10 leitos durante uma renovação de contrato. Além do into, das 10 vagas ofertadas no pronto-socorro, todas estão ocupadas, de acordo com o boletim. No Hospital Santa Juliana, são mais 10 vagas e 50% delas estavam ocupadas neste sábado.
Profissionais
O secretário disse que a parte de equipamentos está pronta, falta apenas o quadro de pessoal para que as novas unidades estejam aptas a funcionar.
“Essa parte de equipamentos a gente tem tudo. O que faz com que a gente só abra de segunda para terça é a questão dos profissionais, nós estamos providenciando, através da empresa. Já chegaram alguns profissionais de fora, médicos de Goiânia [três] e também outros profissionais daqui, enfermeiros, técnicos para a gente abrir mais 10 leitos”, acrescentou.
Além disso, ele explicou que o Into tem a capacidade para 50 leitos de UTI, como aparecem nos boletins, mas, esses leitos devem ser instalados conforme a necessidade.
AC quer imunizar 136 mil contra a Covid-19 em quatro fases da campanha do MS.
Leitos de enfermaria
Sobre os leitos de enfermaria, o secretário disse que não é uma área crítica e dos 100 disponíveis, 70 estão ocupados e a rotatividade é mais rápida, onde as pessoas ficam, em médica, cinco dias e que a demora é na UTI pelo agravamento.
“Já estamos preparados, se precisar de enfermarias, a gente tem a capacidade da UPA e o pronto-socorro e tem o auxiliar do Santa Juliana”, acrescentou.
Bestene ainda alertou sobre a importância da prevenção e pediu que as pessoas continuem usando máscara, evitem aglomerações, mantenham a higienização e reforcem as medidas sanitárias. Ele disse que somente assim será possível evitar o aumento no número de casos.
Casos de Covid-19 no Acre
Até este sábado Acre, de acordo com boletim da Sesacre, foram registrados 37.277 casos de Covid-19. O número de vítimas fatais agora é 732 em todo o estado.
O Acre está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e 4.248,9 casos para cada 100 mil habitantes e a de mortalidade é de 83,6 para o mesmo grupo. Já a letalidade está em 2%.
O Acre registrou 102.781 notificações de contaminação pela doença, sendo que 37.277 casos foram descartados.