O último boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que uma única urna eletrônica teve de ser trocada no Acre por mau funcionamento do equipamento. O relatório ainda não diz a localidade ou a seção em que houve alteração de urna.
Em todo o Brasil, até o último boletim, subiu para 923 o número de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas devido a mau funcionamento. A votação no primeiro turno das eleições municipais deste ano teve início às 7h, horário local.O estado que teve mais urnas substituídas foi São Paulo (160), seguido por Rio de Janeiro (142), Rio Grande do Sul (114), Minas Gerais (96), Pernambuco (89), Paraná (54), Sergipe (44) e Santa Catarina (44).
Também foram trocadas urnas na Bahia (25), no Ceará (23), em Goiás (22), no Pará (17), em Alagoas (11), no Maranhão (11), Espírito Santo (11), em Rondônia (11), na Paraíba (10), em Roraima (10), em Mato Grosso do Sul (10), no Amazonas (7), em Mato Grosso (6), no Rio Grande do Norte (5) e no Acre (1).
Mais de 450 mil equipamentos estão aptos a serem utilizados nas eleições deste ano, sendo que cerca de 52 mil são de contingência, ou seja, ficam de reserva para alguma eventualidade. Segundo o TSE, até o momento não foi necessária a adoção de votação manual por cédulas em nenhuma localidade. O procedimento está previsto em caso de não ser possível substituir as urnas eletrônicas que apresentem defeito.
Com informações da Agência Brasil.