Um levantamento do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) revela que até a quarta-feira (11), o sistema já registrou 240 casos de Covid-19 nos presídios do estado. Três apenados morreram vítimas da doença.
As notificações de suspeita da doença chegaram a 397, sendo que 155 deram negativo. Até a quarta, o instituto tinha um caso indetectável e um inconclusivo. Além disso, o Iapen informou que 204 já estão curados.
Desde que começou a pandemia de Covid-19, em março, o Iapen adotou algumas como a suspensão das visitas, que foram liberadas com restrições em agosto deste ano.
Quase dois meses depois de liberar a visita familiar de forma gradual, que permitia apenas uma pessoa da família, portadora de carteira de visitante, pertencente ao grau de parentesco de cônjuge, pais ou irmão, foi liberada a entrada de familiares pertencentes ao terceiro grau, como tios e sobrinhos, obedecendo as medidas de higienização e segurança exigidas.
O Iapen informou já foram foram notificados 724 casos considerados suspeitos entre servidores. Destes, 403 confirmados com a doença, sendo 372 policiais penais e 31 servidores administrativos.
O órgão informou que não há casos em análise. Além disso, 390 servidores já foram considerados curados. O sistema tem 60 servidores afastados por causa da doença.
*Por Alcinete Gadelha, G1 AC.