Após a família do radialista Giovanni Accioly, de 33 anos, autorizar a doação de órgãos do rapaz, que teve a morte cerebral confirmada na última quarta-feira, 4, pacientes de três estados foram beneficiados com os órgãos doados.
Giovanni teve traumatismo craniano e estava em estado grave no pronto-socorro de Rio Branco após colidir o carro que dirigia contra uma carreta estacionada no município de Tarauacá, no último domingo, 1. Ele foi transferido para a capital em uma UTI no ar na segunda-feira (2).
Segundo a Central de Transplantes, as córneas do cantor vão ser doadas para dois pacientes do Acre, o fígado já foi transplantado para um homem de 59 anos que mora na zona rural de Cruzeiro do Sul, no interior; o rim direito do cantor foi doado para um homem do Distrito Federal, em Brasília, e o esquerdo para uma mulher que mora em Goiânia.
Os dois rins já foram levados por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para os hospitais onde foram feitos os transplantes. Órgãos como o coração, por exemplo, não puderam ser doados devido a grande logística de transporte, que precisa ser muito rápido.