No Acre, 8 mil indígenas devem ser atendidos durante operação de combate à Covid-19

Pelo menos 8 mil indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Juruá devem receber atendimentos em saúde, máscaras, álcool 70 e insumos, durante uma operação de saúde realizada em seis cidades do interior do Acre.

As ações começam nesta quarta-feira (4), no Polo Base de Feijó, no interior do Acre, e devem seguir até o dia 12 de novembro e se deslocar para as cidades de Tarauacá, Jordão, Marechal Taumaturgo e Mâncio Lima.

A operação é realizada por uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Médicos do Ministério da Defesa em apoio aos profissionais de saúde do Dsei. As equipes chegaram ao Acre com pelo menos três toneladas de medicamentos e insumos, como Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e testes para a Covid-19.

Médicos generalistas, infectologistas, pediatras, ginecologistas chegaram ao estado para reforçar os trabalhos já feitos pelo Dsei durante o ano, além da presença de médicos veterinários para o combate a zoonoses. Está é a 16ª edição da operação.

“O objetivo e a importância desse trabalho com o Ministério da Defesa é interiorizar e levar ainda mais assistência a essas populações. A Sesai atua com atenção primária e esse apoio do Ministério além do combate à Covid, também nos permite levar médicos especialistas”, afirmou Robson Santos da Silva, secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

Até o dia 27 de outubro foram registrados 2.314 casos de Covid-19 entre indígenas, segundo dados semanais divulgados pela Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-AC). Os dados apontam que destes casos registrados, 1.162 ocorrem dentro de terras indígenas e outros 1.152 nos municípios. Foram registrados 27 óbitos.

“Estamos realizando em parceria com o Ministério da Defesa uma importante ação no Acre que conta com dois Distritos Sanitários Especiais, o Alto Purus e Alto Juruá. As ações junto com a Defesa estão se concentrando no Juruá que possui uma população aproximada de 18 mil pessoas, 14 etnias, 162 aldeias, cobrindo aí uma área de 69 mil quilômetros quadrados”, acrescentou o secretário.