Cerca de 346 pacientes oftalmológicos passam por cirurgia de catarata no Acre

Cerca de 346 pacientes participaram do mutirão de cirurgias oftalmológicas realizadas pelo governo do Estado nos dias 30,31 de outubro e 2 de novembro. Foram atendidos pacientes que aguardavam na fila de espera da Fundhacre e também do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

As equipes atenderam centenas de acreanos na Santa Casa, pacientes que estavam acometidos pela catarata, doença que causa lesão ocular, provocando a cegueira, e requer a necessidade de cirurgia de facectomia.

Aldeni Vasconcelos, moradora de Rio Branco, de 56 anos de idade, há dois anos aguardava pelo procedimento para retirada da catarata do olho esquerdo, pois o outro já havia sido operado há três meses.

“Me ligaram na sexta-feira e vim com minha filha. Foi ótimo e rápido, graças a Deus; antes eu não enxergava nada, se fechasse o olho direito não enxergava mais, agora estou bem e vendo tudo”, relata.

A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) por meio de contrato de convênio com o Hospital Oftalmológico do Acre (HOA).

A gerente de Assistência do TFD da Sesacre, Ana Cristina Messias, explica que a programação inicial era fazer 120 cirurgias de retina, mas os profissionais, ao iniciarem as avaliações, constataram que havia a necessidade também das cirurgias de facectomia, o que estendeu a ação a mais de 400 pacientes, e desses 346 foram operados.

Além do retorno pós-cirúrgico, os pacientes serão acompanhados no período de 30 dias, para prevenir o caso de alguma intercorrência.

  • Com informações da Agência de Notícias do Acre.