Campanha alerta sobre a importância do combate à malária em Cruzeiro do Sul

O Dia da Malária nas Américas é celebrado nesta sexta-feira, 6. A data lembra sobre o compromisso do combate à malária, com a mobilização da população e profissionais da saúde.

O tema da campanha este ano “Municípios eliminando a Malária”.

Segundo o coordenador de vigilância entomológica de Cruzeiro Do Sul, Leonisio Mesquita, a ideia é alertar a população sobre a importância da prevenção.

“Nossa região é uma área endêmica. Estamos trabalhando arduamente para diminuir os casos em Cruzeiro do Sul. Só de janeiro a setembro de 2019, tivemos 4368 casos. Esse ano, no mesmo período, tivemos 4958 casos”.

Só em 2018, foram contabilizamos quase 13 mil casos de malária. O principal objetivo é que o município não ultrapasse os 6 mil casos este ano.

“Em 2019, tivemos uma redução de 53% e a ideia é mantermos esses números, não deixarmos aumentar. Nos estamos com agentes todos os dias fazendo visitas a pessoas que estão com sintomas e fazer as orientações do profissional de saúde”.

Com a chegada do período de chuvas, o setor em parceria com o Estado já está com ações de prevenção para evitar o aumento de casos no município.