O acreano Leandro dos Santos Oliveira conquistou o segundo lugar na categoria faixa azul/meio pesado no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2020, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE). Servidor público, o policial penal venceu três adversários e perdeu a final na disputa de pontos, o que lhe garantiu a medalha de prata.
O campeonato aconteceu em Caieiros, município do estado de São Paulo entre os dias 23 e 25 de outubro. Mais de 2 mil atletas participaram da competição.
Já em solo acreano, Leandro foi recebido na tarde desta segunda-feira, 26, pelo presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), órgão onde o servidor realiza suas atividades profissionais.
“Eu quero aqui te parabenizar pelo desempenho no campeonato, o que muito nos orgulha. Como policial penal, você também representou muito bem a nossa categoria e isso é importante e só abrilhanta e dá visibilidade tanto para a categoria quanto para a instituição. Além disso, inspira os colegas e a nossa juventude acreana”, disse o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha.
Na ocasião, o policial penal recebeu um Certificado de Menção Honrosa pelo zelo, dedicação e compromisso com o qual cumpre as atividades no âmbito do Sistema Prisional acreano e pelo desempenho no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2020.
O atleta explicou que iniciou a preparação há um ano e nove meses, mas que teve os treinos interrompidos devido à pandemia de Covid-19, retornando às atividades 15 dias antes da competição. “Além da pandemia, eu havia machucado o joelho e estava sem condições de treino. 15 dias antes da competição, eu retornei à rotina de preparação”, explicou Leandro.
Dedicado ao serviço, Leandro destacou que uma dificuldade é conciliar a rotina de trabalho nos plantões de 24 horas e os três treinos semanais. “Quando as competições se aproximam, esses treinos são intensificados e eu passo a treinar três vezes por dia, deixando de trinar somente no domingo e nos dias de serviço”, ressaltou
O comprometimento do policial penal não para por aí. Leandro também faz parte do banco de instrutores do Curso Operacional Integrado (COI) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e da Escola do Servidor Penitenciário (ESP), responsável pela instrução e capacitação dos profissionais do Iapen e que também auxilia outras instituições da segurança.
“Outra atividade a conciliar é a de instrutor, eu sou um dos responsáveis pelas instruções de armamento e tiro, bem como técnicas de intervenção penitenciária da escola e quando estou escalado nessa missão, preciso reajustar os treinos”, afirmou.
Treinado pelo mestre faixa preta 4º grau, Stênio de Oliveira, também conhecido como Ferinha, na Academia Samurai Gold Team, o atleta agora busca conquistar o Campeonato Mundial que acontecerá em dezembro, em São Paulo, capital. “Eu já participei no ano passado, ainda como faixa branca, e conquistei a medalha de prata. Agora vou em busca da medalha de ouro na categoria faixa azul/meio pesado”, finalizou.