O site Juruá em Tempo teve acesso a documentos publicados no Portal da Transparência que comprovam gastos com diárias e passagens pela reitoria da Universidade Federal do Acre (UFAC). Mesmo em meio a uma crise financeira, o vice-reitor da universidade, Josimar Batista Ferreira, recebeu, somente no ano de 2019, mais de R$ 19 mil em passagens áreas e diárias, em plena financeira enfrentada pela instituição de ensino.
A denúncia feita pelo jornal surge em meio ao debate sobre o desempenho pífio de alguns cursos da Ufac no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O curso de Medicina, por exemplo, tirou nota 1. A situação se agrava, ainda mais, nos campus do interior do estado, onde o desempenho dos curso foi pior do que os do campus sede.
É notória a situação constrangedora da Ufac pela falta de material básico em laboratórios como: detergentes, luvas, bancos, reagentes, equipamentos etc. “Faltam materiais básicos; os terceirizados estão com atraso de pagamento e sendo despedidos; falta papel higiênico nos banheiros. Nunca aquela ideia de ‘pão e circo’, política muito antiga, se fez tão atual como agora! Nunca se gastou tanto em ‘mimos’ para acadêmicos, como: garrafinhas de alumínio escovado; kit completo, e de boa qualidade; bolsa notebook, entre outras ações. Não se deve tirar o mérito dessas ações. Incluir digitalmente é importante, mas essas ações nada mais são que névoa densa para encobrir gastos com viagens e diárias que engordam o bolso dos administradores, de um orçamento cada vez mais restritivo das universidades”, disse um aluno.
Os possíveis gastos do vice-reitor e equipe estão disponíveis no Portal da Transparência.