Na segunda maior cidade do estado do Acre, Cruzeiro do Sul, os casos de Covid-19 aumentaram “assustadoramente” nas últimas 24 horas. No início da semana, o Hospital de Campanha contabilizava apenas oito pacientes internados; já na última terça-feira, 27, o número subiu para 14; um aumento de 6 pacientes em um curto período de horas.
Destes, seis estão na internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Mesmo com o surto, a campanha eleitoral sem cuidados sanitários segue a todo vapor na cidade. Todos os candidatos diariamente aglomeram apoiadores e não utilizam-se de mascaras ou quaisquer outro método de prevenção ao vírus. Nas redes sociais destes é possível comprovar a veracidade dos fatos.
Com aglomerações, em sua última agenda o candidato do PP, Zequinha Lima foi fotografado utilizando mascaras acompanhado de seu vice, Henrique Afonso.
Já o candidato do MDB, Fagner Sales, foi flagrado juntamente com seus apoiadores e candidatos a vereadores, sem mascaras na última agenda realizada na Vila Assis Brasil. Nenhuma pessoa do “pelotão de frente” utilizava o acessório. Populares também se aglomeravam indevidamente.
O candidato Sargento Adonis, do PSL, em suas redes sociais, aparece juntamente com sua vice, Suelem, também sem a utilização de mascaras. Na imagem, apenas alguns apoiadores estavam prevenidos, mas se aglomeravam.
O diretor da unidade hospitalar, doutor Marcos Lima, está preocupado com a possibilidade de uma segunda onda da doença na cidade e pede que a população se atente aos cuidados necessários neste momento.
“Houve uma estabilização nos números, mas a doença não parou. As pessoas precisam seguir com os cuidados, como o uso de máscaras, o distanciando e as medidas de higienização das mãos para evitar uma segunda onda de Covid”, alerta.
Além disso, Igarapés, balneários particulares e rios seguem lotados durante os finais de semana.